
Quarta-feira, 29 de Março, 2023
O MpD considerou hoje que as medidas anunciadas pelo Governo face ao aumento dos preços dos produtos energéticos foram as “possíveis”, e que todos os cabo-verdianos devem fazer um “sacrifício” tendo em conta a situação económica do país.
A constatação foi feita pela secretária-geral do Movimento para a Democracia (MpD-poder), Filomena Delgado, durante uma conferência de imprensa para se pronunciar sobre as medidas de mitigação dos preços dos produtos energéticos.
“Não se pode estar a anunciar automaticamente medidas para todo o período da guerra porque não se sabe quando é que vai terminar, e, por outro lado, o Governo terá de ponderar vários fatores sendo que essas medidas têm um custo”, apontou esta responsável, que disse que esse encargo financeiro vai custar ao Estado cerca de cinco milhões de contos.
No seu ponto de vista, todos os consumidores terão de fazer um sacrifício sendo que o Governo não pode e nem tem condições financeiras para assumir todo o encargo financeiro, mas irá continuar a acompanhar a situação e sempre que necessário tomará outras medidas.
Para a secretária-geral do partido no poder, o mais importante neste momento é que o Governo está preocupado com a situação das famílias, das empresas e está a trabalhar para a dignidade da pessoa humana.
“Neste momento, a questão não é se é suficiente ou não, mas sim as medidas possíveis até agora tendo em conta a situação económica do País, como é que está, os recursos que precisa, sendo que, simultaneamente, existem outras medidas de apoio às famílias mais vulneráveis”, acrescentou.
Entre as medidas, segundo Filomena Delgado, constam o funcionamento das cantinas escolares durante o período das férias, distribuição de cestas básicas e trabalho com as associações e igrejas com o intuito de apoiar as famílias mais vulneráveis.
Por outro lado, disse que a situação do País é “muito difícil” e que caberá ao Governo analisar e refletir sobre o aumento salarial mesmo que seja por mínimo o valor total será sempre elevado.
“Neste momento, o mais importante é sabermos que o Governo está a acompanhar a situação através do gabinete de crise e que tomará as medidas quando for necessário e possíveis dentro das condições do país”, referiu.
Em jeito de conclusão, Filomena Delgado disse que o MpD felicita o Governo e incentiva-o a continuar a acompanhar a situação económica e social do país, adotando atempadamente medidas que permitam às famílias e às empresas cabo-verdianas ultrapassarem este momento de crise.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv