Ocean Race: PN promete “segurança apertada” durante a passagem da regata

A Polícia Nacional prometeu ontem, dia 18, “segurança apertada” na cidade do Mindelo e bairros limítrofes durante a passagem da regata Ocean Race, com previsão de chegada do primeiro veleiro na noite de sexta-feira, 20, e partida no dia 25.

Segundo o coordenador de Segurança do Ministério da Administração Interna, Roberto Fernandes, o plano desenhado envolve vários recursos humanos e meios logísticos, em reforço do Comando de São Vicente da Polícia Nacional e da Proteção Civil, para que a ilha possa acolher “da melhor forma” a regata, tida como a maior do mundo.

Por esta ocasião, chegaram já à ilha unidades policiais como r atiradores motards e um “importante reforço” em recursos humanos do Ministério da Administração Interna, da Polícia Nacional e do Sistema Nacional da Proteção Civil.

O reforço policial é de 60 homens, que representa 25 % do efectivo do Comando Regional de São Vicente, maioritariamente da Polícia Marítima, já que a fatia maior da segurança será no mar.

Em meios de mobilidade e materiais, a mesma fonte disse que foram deslocalizados para São Vicente dez viaturas, três motorizadas, sete embarcações marítimas e duas ambulâncias, para além de equipamentos e materiais individuais e corretivos das unidades de reforço.

O plano reserva uma preocupação virada para o mar, visando evitar colisões nos momentos de chegada e partida dos veleiros da regata com embarcações de pescadores artesanais que fazem pesca entre o cais 1 do Porto Grande e o ilhéu dos Pássaros.

Assim, vai haver patrulha permanente na zona com embarcações da Polícia Marítima, com tráfego condicionado, e, inclusive, os navios que fazem a carreira regular São Vicente/Porto Novo/São Vicente serão aconselhados, em determinados dias, a utilizar uma rota diferente do habitual.

Outra preocupação da cobertura policial e da Proteção Civil estende-se à proteção de altas entidades nacionais e estrangeiras que estarão em São Vicente e terão o seu plano específico de segurança, entre elas o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, para além de staff e muitos turistas.

“Com a habitual colaboração da população de São Vicente, com a qual contamos, estão criadas as condições para a Polícia Nacional e a Proteção Civil efetuarem o trabalho de segurança”, sintetizou o coordenador de Segurança do Ministério da Administração Interna.

Com um ano de atraso devido à pandemia, a edição 2023 do Ocean Race, disputada de quatro em quatro anos desde 1973, principiou no passado domingo, 15, em Alicante (Espanha), e termina no dia 01 de julho, em Génova (Itália).

Contando com Mindelo, em que se aguarda a chegado do primeiro veleiro às 22:00 de sexta-feira, 20, a regata terá sete etapas e 32 mil milhas náuticas (60 mil quilómetros), que atravessam quatro oceanos, quatro continentes e passam por nove cidades.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Pode gostar também

Deixe um comentário

Follow Us