Operador turístico diz “não há nada de palpável ou visível” neste sector no município do Porto Novo

O operador turístico santantonense Odair Gomes disse esta quinta-feira, 22, que “não há nada de palpável ou visível” feito no município do Porto Novo, em Santo Antão, no que ao turismo diz respeito.

Numa reação a uma publicação da autarquia sobre as atividades realizadas em 2023 no sector do turismo, este operador, que também preside à Associação dos Guias do Turismo de Santo Antão, disse que “não há um projeto ou uma candidatura de projeto digna de referência” neste município.

“Sinceramente, não há nada de palpável ou visível feito neste sector pela câmara municipal. Não há uma iniciativa para ir lá fora procurar investidores na área do turismo para ajudar os operadores turísticos neste município. Quando aparece um investidor que quer uma parceria público-privada, a câmara municipal faz de tudo para que estes não se encontrem com os operadores”, avançou este operador turístico.

Odair Gomes voltou a chamar atenção dos caminhos vicinais neste município, informando que a “vasta rede” destes percursos “está em risco e alguns já desapareceram porque quem cuida do sector não os conhece e não os valorizam”.

Na sua publicação, a edilidade porto-novense disse que o turismo tem sido “uma grande aposta” da câmara municipal que tem estado a levar a cabo “várias estratégias para dinamizar este sector”.

A realização da primeira conferência Internacional do Turismo de Natureza, a requalificação turística e ambiental, a recuperação do miradouro de Cova, a requalificação da praia balnear de Curraletes, a valorização das aldeias turísticas do Tarrafal e Monte Trigo, capacitação dos operadores turísticos são algumas das ações realizadas pelo executivo em 2023.

A autarquia destaca outras atividades realizadas no ano passado, com destaque para os encontros de trabalho com a equipa do Banco Mundial, para avaliar o pacote de investimentos para em Santo Antão, a participação no quarto encontro internacional da ECOTOUR II em Canárias, a realização de um workshop em marketing e para a manutenção dos caminhos vicinais são outras atividades levadas a cabo no sector do turismo no concelho do Porto Novo.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest