Papa Francisco recebe sexta-feira José Maria Neves

O Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, anunciou hoje que vai ser recebido na sexta-feira, no Vaticano, pelo Papa Francisco, com quem vai abordar várias questões da atualidade, entre as quais os desafios do continente africano.

“É importante falar com ele sobre os desafios da atualidade, do continente africano, aprender, procurar inspiração nos seus ensinamentos e continuar a trabalhar por um mundo de paz”, afirmou o chefe de Estado cabo-verdiano, em entrevista à Rádio Vaticano.

O Presidente da República de Cabo Verde frisou que Francisco tem sido “um grande símbolo da humanidade”, que aborda questões ambientais, as migrações, a paz, o respeito pela dignidade humana e o combate pela liberdade de espírito.

Quanto a Cabo Verde, frisou que é um país de paz e quer ser um “’pivot’ regional” em muitos domínios, não obstante os desafios que também enfrenta, como as migrações e a emergência climática.

O encontro com o chefe da igreja católica será na sexta-feira, enquadrado numa visita que José Maria Neves realiza a Itália, de 13 a 17 de junho.

O chefe de Estado tem ainda na agenda outros encontros ao nível da cooperação bilateral e visitas a comunidades cabo-verdianas em Roma e Nápoles.

Em janeiro de 2023, José Maria Neves manifestou a vontade de contar com a visita do Papa Francisco ao país, durante o decénio jubilar dos 500 anos da Diocese de Santiago, em 2033.

Lusa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest