
Quarta-feira, 29 de Março, 2023
Empresas estatais, transportes marítimos e aéreos e serviços bancários são os que têm mais reclamações dos consumidores, segundo a associação.
No âmbito do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, que se assinala a 15 de março, a ADECO divulgou a lista das empresas com mais reclamações a nível nacional. “Pelo terceiro ano consecutivo o setor de energia e água lidera o ranking, entre os assuntos com maior número de atendimentos realizados em 2022”, avança a Associação para Defesa do Consumidor (Adeco) em comunicado.
Segundo a mesma fonte, a associação recebeu 72 reclamações formais em 2022, onde as empresas mais reclamadas pelos associados da ADECO são a Electra, S.A, a Câmara Municipal de São Vicente, a CV Interilhas, o Banco Comercial do Atlântico (BCA), a BestFly Cabo Verde e a TACV.
Com 12 queixas, a Electra voltou a assumir em 2022 a primeira posição do ranking, diz a ADECO e que entre as reclamações mais recorrentes estão as “cobranças
indevidas e excessivas de água e eletricidade, problemas de ligação e corte de energia elétrica”. Entretanto, a ADECO salienta que “apesar da Electra estar no 1.º lugar do ranking, é a empresa que mais soluciona as reclamações encaminhadas, onde das 12 queixas registadas, todas foram esclarecidas e 67% a favor do consumidor.
Já no caso da Câmara Municipal de São Vicente e da CV Interilhas, com 6 queixas cada, as “principais reclamações contra a autarquia foram: construção ilegal,
violação de direito de vista, falta de calcetamento de ruas, má qualidade de prestação de serviço, queima de lixo de forma inadequada, venda ilegal de terreno e falta de fiscalização. Neste caso, a Câmara Municipal de São Vicente é a entidade que menos resolveu as questões apresentadas pelos queixosos já que não apresentou solução para 5 das 6 reclamações apresentadas.
No caso da empresa de transporte, “os principais motivos de reclamações foram a falta de informação, extravio de bagagem, prestação de serviço de má qualidade e mudança de horário de embarque sem aviso”.
O sector financeiro também ganhou destaque em 2022 diz a ADECO. Há 3 reclamações contra o BCA que assume o terceiro lugar no ranking, juntamente com as empresas de transportes aéreos Best Fly e TACV. Os principais problemas que motivaram reclamações no caso da banca foram: “fila, demora no atendimento, serviços bancários defeituosos, informação insuficiente e pouco clara sobre empréstimos bancários, entre outros procedimentos.”
Já para a BestFly CV e a TACV os principais problemas apresentados pelos consumidores foram: cancelamento de voos, não reembolso de bilhetes de passagem e falta de informações. Entretanto quer o BCA quer as empresas de transporte aéreo responderam a todas as queixas apresentadas via ADECO e estão entre as empresas que mais solucionam reclamações.
Águas de Santiago-Ads, Delegacia de Saúde de São Vicente, Hospital Batista de Sousa, e a empresa Maridão Aluga-se, ficaram no quarto lugar da ranking, com 2 queixas cada, apresentadas no ano passado. Os consumidores reclamaram de faturação exagerada de água, falta de informação nos serviços de saúde, cobrança exagerada de tratamento hospitalar, e incumprimento de contrato de prestação serviço.
O ranking consta do Relatório de Atividades e Contas da ADECO elaborado anualmente e é feito a partir de registos feitos por telefone, mensagens por e-mail, Facebook e presencialmente.
A partir de hoje este ranking das empresas mais reclamadas e também das mais elogiadas vai passar a ser publicado na página oficial da associação, segundo a avança a presidente da ADECO, Eva Caldeira Marques, em entrevista à Inforpress. “Será uma forma de chamar a atenção das empresas para que tenham cuidado com as reclamações a elas dirigidas e também com a sua imagem”, explicou.
Segundo Marques, a classificação “pode estar relacionada com o facto da ADECO ter sede em São Vicente, de onde recebem o grosso das reclamações”.
“Todos anos a 15 de março, a ADECO se une à Federação Internacional de Associações de Consumidores, a Consumers International e suas 200 organizações membros, ao redor do mundo, para sensibilizar a opinião pública mundial, sobre os direitos do consumidor, exigir que sejam respeitados e protegidos e aumentar a consciencialização sobre um tema premente que afeta os consumidores a nível global”.
Segundo o comunicado de imprensa, este ano, a ADECO celebra o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor apelando “à implementação de medidas que conduzam a transportes públicos limpos e eletrodomésticos eficientes em Cabo Verde.”
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv