Arquivo Nacional quer destacar a importância dos arquivos e incentivar o uso do património documental

O Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde (IANCV) anunciou hoje um leque de actividades para assinalar o Dia Internacional dos Arquivos, sob o lema “Arquivos e Tecnologias Emergentes”, visando incentivar o uso do património documental.

De acordo com o Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde, a ideia é comemorar a Semana Internacional dos Arquivos, de 3 a 9 de Junho.

À Inforpress, o presidente do conselho diretivo do IANCV, José Tavares, disse que as atividades vão iniciar no dia 3 de Junho, com uma formação sobre conservação, restauro e reencadernação de documentos em suporte de papel, em que participarão 20 técnicos.

“O objetivo da formação é para perceberem que há uma necessidade de pessoas capacitadas em restauro de pontes gráficos, constatamos isto no âmbito dos trabalhos que temos sido solicitados por instituições”, disse o responsável.

Conforme José Tavares, a formação, que é financiada pelo Instituto Camões, serve também para capacitar jovens para responder às necessidades que o próprio instituto tem de recursos humanos formados nesta área.

Para além disso, a instituição receberá visitas guiadas de estudantes universitários, apresentação de projetos de digitalização de fundos arquivísticos e debate sobre a legislação arquivística cabo-verdiana.

Segundo a mesma fonte, estará ainda patente uma exposição documental sobre vida e obra de Amílcar Cabral, do acervo do Arquivo Nacional de Cabo Verde.

José Tavares salientou que toda essa atividade à volta da comemoração do Dia Internacional dos Arquivos visa sensibilizar as instituições da importância da organização dos seus arquivos, terão a oportunidade de conhecer o trabalho dos arquivistas, o património documental preservado no IANCV e a aplicação de tecnologias.

Neste sentido destacou a importância da formação em conservação, restauro e encadernação de documentos em suporte de papel, que se inicia no dia 3 e decorrerá até 13 de junho.

O Dia Internacional dos Arquivos foi proclamado pela Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos, em 2007, e é assinalado a 9 de junho.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest