Artista luxemburguês ministra residência artística em Brava, Fogo e Maio

A banda Sete Sóis de São Filipe deverá efectuar no próximo mês de Julho uma digressão para, pelo menos, dois países europeus para uma dezena de concertos musicais.

Segundo uma nota do Festival Sete Sóis Sete Luas, no arquipélago, o artista Alain Welter representa o Luxemburgo e a cidade luxemburguesa Esch, eleita Capital Europeia da Cultura do ano 2022, no âmbito do intercâmbio entre as cidades parcerias do festival.


Conhecido por ter pintado as cinco torres colossais da antiga siderurgia luxemburguesa Arcelor-Mittal, Alain Welter vai criar três pinturas murais no âmbito da programação do centrum SSSL em Cabo Verde, em parceria com as Câmaras Municipais da Brava, São Filipe e do Maio.


Depois dos trabalhos realizados pelos artistas luxemburgueses Daniel Mac Lloyd e Raphael Gindt, a arte de Alain Welter vai contribuir para continuar e fortalecer os vínculos de amizade, paz e cultura entre os dois países.


Este ano, a 29ª edição do Festival Sete Sóis Sete Luas, irá reunir 30 cidades de 13 países como Brasil, Cabo Verde, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Israel, Itália, Luxemburgo, Marrocos, Portugal, Tunísia e Turquia com a sua programação focalizada na música tradicional e da arte contemporânea.


O certame visa promover o diálogo intercultural, a mobilidade dos artistas da rede formada pelos países e cidades parceiros e criará também formas originais de produções artísticas com a participação de artistas provenientes dos países da rede.


No últimos 18 anos, os presidentes honorários do Festival foram os Nobel José Saramago e Dario Fo, tendo em 2012, o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca tornado-se presidente honorário.


Em 2022, o festival irá integrar a programação da Capital Europeia da Cultura 2022 e neste contexto alguns artistas luxemburgueses serão embaixadores nas cidades da rede Sete Sóis Sete Luas.

 

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Agenda

Follow Us

Deixe um comentário