Covid-19: Cabo Verde já utilizou cerca de 285 mil doses das vacinas recebidas

O director Nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto, informou esta segunda-feira, 23, que Cabo Verde já utilizou 285.539 doses das 409 mil recebidas até agora, o que corresponde a 69,8 por cento (%) das doses.

Jorge Noel Barreto fez esta intervenção durante a habitual conferência de imprensa para fazer o balanço da situação epidemiológica do País, assim como o processo de vacinação da população.

Conforme explicou, Cabo Verde recebeu 409 mil doses de vacinas, tendo ministrado até o momento 285.539 doses, indicando que os resultados são satisfatórios em alguns concelhos, mas noutros poderiam estar melhores.

Nesta linha, revelou que no concelho do Paúl praticamente todas as pessoas adultas já receberam a primeira dose, equivalente a 99,8%, no Tarrafal de São Nicolau 93,9 também receberam a primeira dose, enquanto em Ribeira Grande de Santo Antão a cifra se estabelece nos 93,4%.

Em termos dos concelhos da ilha de Santiago, segundo o responsável, houve uma melhoria considerável embora existam condições para melhorar a percentagem, apontando que São Lourenço dos Órgãos é o concelho com melhor taxa de cobertura da primeira dose, com 66,35%.

“Em Ribeira Grande de Santiago temos 64,6%, na Cidade da Praia com 62,2%, em São Domingos 54,4%, Santa Cruz 46,3%, Tarrafal de Santiago 42%, São Salvador do Mundo 38,2%, Santa Catarina 33,6% e São Miguel 33%”, atestou.

Jorge Noel Barreto apelou às pessoas a procurarem os postos de vacinação, lembrando que há mais equipas no terreno para facilitar o acesso, tendo destacado também a importância do cumprimento das medidas de prevenção.

“Apesar do bom ritmo de vacinação, ainda o vírus está a circular, com as variantes, as vacinas que estão a ser aplicadas têm eficácia de protecção, mas, mesmo assim, é preciso estar atento”, reiterou.

Por fim, explicou que foi feita uma análise em relação ao número de pessoas que já tomaram a segunda dose no concelho da Praia, nos últimos cinco dias, que em média totalizam 385 imunizadas.

De acordo com as informações avançadas pelo director Nacional da Saúde, foi registado hoje mais um óbito, elevando para 305 o número de mortes no país, além dos 35 novos casos positivos.

Com esses dados, o país passa a contabilizar 606 casos activos, 33.840 casos recuperados, 305 óbitos, 13 óbitos por outras causas e nove transferidos, perfazendo um total acumulado de 34.773 casos positivos.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest