Fogo: Associação Fogo-Kinder doa materiais desportivos ao centro Nha Nerina e apoia refeição quente

A associação alemã Fogo-Kinder (Crianças do Fogo) disponibilizou materiais desportivos (botas de futebol), brinquedos e subsídio monetário para reforçar a refeição quente que é servida diariamente às crianças que frequentam o centro Nha Nerina.

A colaboração entre Fogo-Kinder e o Centro de Dia Nha Nerina do Instituto Cabo-verdiano da Criança e Adolescente (ICCA) começou há mais de 10 anos pela área de saúde oral, através de doação de pastas dentárias e escovas e o ensinamento de como escovar os dentes, seguindo depois com distribuição de materiais desportivos e brinquedos, assim como apoio financeiro para reforço alimentar, salienta Mike Goike.
Na qualidade de um dos responsáveis da Fogo-Kinder, Mike Goike referiu ainda que a colaboração com o centro começou por indicação da responsável da OMCV, outra instituição beneficiária da acção desta associação, que propôs, na altura, o apoio a este centro que não tinha “muitos patrocinadores”, mas que é “muito importante para São Filipe”.
Este indicou que nas últimas semanas a associação enviou dois pacotes com um conjunto de botas de futebol para as crianças do centro, mobilizados junto de um clube de futebol, na Alemanha, que tem uma secção de futebol infantil.
“Contrariamente aos anos anteriores, desta vez a associação foi obrigada a pagar às Alfândegas mais de três mil escudos para cada pacote de 10 quilos”, disse Mike Goike, observando que a direcção da associação está a analisar outras possibilidades de envio de materiais, porque entre a taxa dos correios e a taxa de alfandega, na globalidade a associação é obrigada a pagar mais de 10 mil escudos o que, na óptica da mesma, não é razoável.
Mike Goike disse que recentemente a associação recebeu, na Alemanha, um apoio financeiro de mil euros de uma doadora que manifestou o desejo de ver o valor aplicado no aumento ou na melhoria da alimentação de crianças.
A associação gastou 30 mil escudos na aquisição de brinquedos, nomeadamente de um matraquilho, e que o resto será disponibilizado ao centro para reforçar a refeição quente que é servida diariamente às crianças até o final do ano.
A associação não só vai continuar a contribuir para a refeição até Dezembro como também vai apoiar algumas escolas de iniciação de futebol com disponibilização de botas e equipamentos (camisolas e calções).
A coordenação do Centro de Dia Nha Nerina, que funciona o ano inteiro, mesmo no período das férias escolares, para evitar que as crianças dos bairros mais problemáticos estejam na rua a deambular destacou a importância da colaboração da associação no seu funcionamento, sublinhando que é uma das poucas organizações não-governamentais que apoia o citado centro.
O centro está aberto das 08:00 às 16:00 e funciona com um coordenador, dois monitores e uma cozinheira que apoia na limpeza, mas que trabalha à base do voluntariado sem qualquer salário.
Além de servir uma refeição quente as crianças que frequentam o centro têm um leque de actividades para ocupar maior parte do tempo, desde explicação, passando por aulas de música, teatro, jogos e brinquedos, contando com apoio das escolas de música de Beltches e Bocarrom, sobretudo na cedência de alguns instrumentos musicais.
O centro, no dizer dos seus responsáveis, está a cumprir o seu objectivo que é de garantir às crianças a segurança e retirá-las das ruas onde estão mais expostas a grandes riscos.
Diariamente pelo Centro de Dia Nha Nerina passam 39 crianças e adolescentes e se incluir as crianças e adolescentes que passam pelo centro de forma irregular o número poderá ultrapassar as seis dezenas, segundo os responsáveis do centro, que defendem que, no mínimo deviam existir pelo menos três centros similares na cidade e outros nas comunidades mais expressivas do meio rural.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest