Fogo: Construção de equipamentos sociais é importante para a melhorar qualidade de vida das pessoas – PR 

O Presidente da República disse terça-feira, 18, em São Filipe, que a construção de equipamentos sociais na cidade é importante para melhorar a qualidade de vida e a criação de mais oportunidades para os cidadãos.

José Maria Neves, que participou da inauguração das obras da requalificação das praças e parques infantis dos bairros de III Congresso e de Achada São Filipe, que contou com a parceria das empresas Vivo Energy e Cabo Verde Telecom, referiu que “é assim que uma cidade cresce e se firma, criando mais oportunidades de lazer, ter mais actividades económicas e consequentemente mais oportunidades de emprego e de criação de rendimento para pessoas viverem melhor”.

A construção das infra-estruturas, continuou, para além de melhorar a cidade e a qualidade de vida, permite também a sua requalificação, embelezamento e torná-la mais atractiva para a comunidade residente.

“Não é só câmara e as autoridades que têm responsabilidades no desenvolvimento e na afirmação da cidade, mas as empresas, organizações da sociedade civil e cidadãos tem interesse no desenvolvimento”, referiu José Maria Neves, sublinhando que as empresas apoiam iniciativas do género porque se a cidade estiver mais desenvolvida os seus negócios também crescem.

Para o chefe de Estado, a cidade de São Filipe “orgulha todos os foguenses e os cabo-verdianos” e tem um papel “extremamente importante” na história de Cabo Verde e deve ser projectada a nível nacional e internacional.

Este formulou fotos para que no ano do centenário da elevação à categoria de cidade, mais iniciativas do tipo surjam no município para continuar a crescer e a ser grande como o papel que desempenhou no desenvolvimento de Cabo Verde.

Por sua vez o presidente da câmara de São Filipe, Nuías Silva, disse que ao assumir o município deparou com o deficit de espaços de lazer para as crianças, mas que neste momento a cidade conta com três espaços, incluindo o parque infantil situado no eco-park de Santa Luzia, que será inaugurado posteriormente.

A requalificação dos espaços e a construção das praças e parques infantis dos Bairros III Congresso e Achada São Filipe é o resultado de uma parceria público/privada entre a câmara e parceiros institucionais do sector privado.

“O Poder Local é importante para o desenvolvimento comunitário, mas instituições e organizações que operam no território são parceiros fundamentais para implementação de vários projectos e programas que a câmara sozinha não tem capacidade financeira para implementar”, disse o autarca, que agradeceu as duas empresas, Vivo Energy e CVTelecom pela parceria, salientando que vários projectos possam merecer a mesma atenção.

Com a CVTelecom espera poder apresentar no próximo mês de Fevereiro uma nova viatura para o reforço do transporte escolar na cidade e inter-localidades, adiantando que fruto de um “diálogo profícuo” tem outras parcerias no âmbito do centenário, que vão ser assinados nos próximos tempos.

“A CVTelecom é um parceiro privilegiado no programa de requalificação do largo de Cruz dos Passos e no surgimento do primeiro centro comercial e de diversão da cidade”, destacou Nuías Silva.

Sobre espaços de lazer, apontou a requalificação da praça do largo da Cruz Vermelha, Presídio (Santa Filomena), a construção de uma praça na zona sul (Patim) e outras nas zonas, norte alto e norte baixo, lembrando que a construção desses equipamentos, além de embelezar, cria oportunidades para diversão das crianças, dos jovens e adultos e espaço de diálogo e convivência sociocomunitária.

O presidente do conselho da administração da Vivo Energy, João de Oliveira e Sousa, disse que a sua empresa, que comercializa produtos e serviços da marca Shell em Cabo Verde, tem implementado ao longo dos anos um sistema de apoio no âmbito da sua política de desenvolvimento sustentado e da responsabilidade social, centrado em contribuições sociais e comunitários.

Por sua vez a coordenadora da CVTelecom na região Fogo/Brava, Fernanda Colpo, referiu que constitui motivo de orgulho para a sua empresa fazer parte deste projecto, que é um espaço de convívio da família e que representar um ponto de encontro, não só das crianças, mas de toda a comunidade de Achada de São Filipe e de várias gerações.

A mesma sublinhou que a CVTelecom e câmara têm vários projectos em conjunto, sublinhando que no âmbito da sua responsabilidade social a empresa tem apoiado e contribuído para o desenvolvimento de São Filipe, nas áreas de educação, cultura e desporto.

JR/AA

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest