Governo insta engenheiros a produzirem textos científicos para alavancar a economia nacional

A ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação desafiou ontem, dia 13, os engenheiros no sentido de produzirem textos científicos, revistas e intercâmbios de partilhas de ideias e de conhecimentos para alavancar a economia nacional e preservar o ambiente.

Eunice Silva lançou este desafio durante a cerimónia do encerramento das actividadaes alusivas ao Dia Nacional do Engenheiro de Cabo Verde, que se assinala a 04 de Maio, e referiu que tanto os engenheiros como os arquitectos são chamados a criar um mundo sustentável e melhorar a qualidade de vida das pessoas, enquanto planificadores, projectistas e operadores.

A transformação económica do país, referiu a governante, passa pela infraestruturação, visando a criação de bases para a operação dos demais sectores económicos e sociais como a educação e a saúde na construção das suas infraestruturas operativas, que no caso de Cabo Verde possam vencer os desafios da insularidade e da pobreza.

Daí considerou ser determinante Cabo Verde ter engenheiros por todas as ilhas, de forma competente, colaborativa e entusiástica para que nenhuma ilha fique fora do desenvolvimento sustentável pretendido.

Silva aproveitou a ocasião para enaltecer “o esforço nacional de continuidade” da infraestruturação do país, de modo a alavancar a economia local e nacional, afirmando que o país conta hoje com mais de 700 empresas credenciadas e que vem transformando gradualmente o “habitat” em Cabo Verde, a operar nas áreas de engenharias.

Os engenheiros organizados na Ordem, afiançou, ganham poder de influência junto dos poderes públicos, salientando que as ideias dos engenheiros quando unidos se transformam em voz que podem trazer soluções e fazer toda a diferença, mormente num país arquipelágico como Cabo Verde.

Já o Bastonário da Ordem dos Engenheiros de Cabo Verde, Carlos Monteiro, enalteceu a importância da realização de uma série de actividades técnicas científicas no quadro dos eventos comemorativos ao Dia do Engenheiro Cabo-verdiano, por forma a valorizar o papel do engenheiro e dignificar a classe.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Pode gostar também

Deixe um comentário

Follow Us