Governo vai retomar centros de emergência infantil de Santiago Norte e Santo Antão

O Governo anunciou ontem, dia 11, no Parlamento, a retoma dos centros de emergência infantil de Santiago Norte e Santo Antão, para que as crianças e os adolescentes em situação de risco tenham espaço de acolhimento.

O anúncio foi feito pelo ministro do Estado e ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, no encerramento da interpelação ao Governo sobre as políticas sociais, realizada a pedido do Movimento para a Democracia (MpD – no poder).

Fernando Elísio Freire sustentou que o reforço da protecção das crianças e dos adolescentes é fundamental para o executivo que tem apostado também na universalização do acesso ao pré-escolar a todas crianças de 04 a 06 anos de idade, mediante o aumento dos subsídios às famílias pobres.

“Nos temos aqui em perspectiva a retoma dos centros de emergência infantil de Santiago Norte e fazer retomar o centro de emergência infantil em Santo Antão para que as crianças possam manter-se junto das suas famílias e entrar no processo de reabilitação que é necessário fazer”, disse.

Por outro lado, o ministro falou no reforço da gratuidade de frequência ao ensino básico e secundário, no alargamento e reforço da acção social escolar, através da alimentação escolar, transporte escolar e kit escolar.

Os centros de emergência infantil de Santiago Norte, sob a responsabilidade do Instituto Cabo-verdiano de Crianças e Adolescentes (ICCA) tinham sido encerrados em 2019 e 2020, com a presidente do ICCA na altura a justificar a medidas com encargos financeiros e falta de crianças para cuidar.

Os centros de emergência infantil acolhem crianças/adolescentes dos zero aos 18 anos, que são abandonadas pelos familiares e vítimas de todo o tipo de violência, inclusive sexual.

Em Junho de 2021, Cabo Verde contava com 46 crianças institucionalizadas nos dois centros de emergência infantil do arquipélago, sendo um na Praia e outro em São Vicente.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest