Hospital Universitário Agostinho Neto homenageia doadoras de leite materno

A direção do Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN) homenageou hoje, na Praia, 20 mães doadoras de leite materno como forma de incentivar e recrutar novas doadoras, além de mostrar a importância da doação.

Segundo a responsável de doação do Banco de Leite do HUAN, Ester Lopes, esta homenagem está enquadrada nas várias atividades do Dia Mundial do Leite Humano, assinalado dia 19 do corrente mês, que o banco de leite humano do HUAN tem realizado anualmente.

Em comemoração do dia mundial de Doação do Leite Humano sob o lema “Amor em cada gota doado, vida em cada gota recebida”, esta responsável assegurou que o hospital considerou importante homenagear essas mães que têm contribuído para ajudar outras mães.

“Temos 20 doadoras de leite humano homenageadas”, disse, adiantando que, neste momento, o hospital tem um “stock” de leite que garante a distribuição para toda a maternidade.

Ester Lopes aproveitou a oportunidade para apelar às mães que têm leite suficiente para fazerem a doação porque, conforme disse, em cada gota há amor e em cada gota recebida há vida.

Por seu lado, as doadoras homenageadas, Cristina Borges e Kelise Mendes, disseram que se sentem felizes com a homenagem, porque fazem a doação com amor e é “muito gratificante” fazer a doação sabendo que estão a ajudar outras mães que não conseguem produzir leite suficiente para os seus filhos.

Por outro lado, enalteceram o gesto deste hospital, afirmando que é “bom” ser reconhecido e que vão continuar a contribuir.

No fim, estas duas homenageadas deixaram uma mensagem para que todas as mães que tenham leite suficiente e que estão a amamentar para fazerem o mesmo gesto que elas.

De realçar que, este ano, Cabo Verde definiu como meta alcançar 50% de aleitamento materno até 2025, com base nas políticas adoptadas para a promoção do aleitamento materno exclusivo, nomeadamente, o alargamento da licença de maternidade e a formação em todas as estruturas de saúde.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest