Paul: Polícia Nacional reforçada para implementação do plano operacional das festividades em segurança

A Esquadra da Polícia Nacional do Paul foi reforçada com mais nove efetivos, somando um total de 26 agentes, para a implementação do plano operacional festividades de Santo António das Pombas e município do Paul em segurança.

Em declarações à Inforpress, o comandante da Esquadra do Paul, Alfredo Lopes, disse que o plano arrancou há 11 dias e termina no próximo dia 14.

“O plano está a decorrer normalmente e já realizamos uma série de atividades. O nosso plano é de abrangência territorial e a mesma está focalizada na necessidade preventiva que a época impõe”, explicou.

Segundo Alfredo Lopes, o plano será reforçado nos três últimos dias, 11, 12 e 13, ou seja, os dias em que são implementadas atividades de “maior envergadura”, o que acarreta ter muitas pessoas no concelho.

Alfredo Lopes salientou que as operações são feitas para manter a “estabilidade” social durante a época e evitar o aumento da criminalidade e sinistralidade rodoviária de uma forma geral.

Em relação aos meios, a mesma fonte sublinhou que os mesmos “nunca são suficientes” quando se fala de segurança e ordem pública, mas assumiu que tem de as gerir de acordo com a demanda.

“Temos duas viaturas operacionais, uma moto, armamento que é distribuído a cada elemento e também temos outros meios de manutenção da ordem pública”, declarou.

Alfredo Lopes aproveitou para recomendar aos condutores para respeitarem as regras da condução, durante os dias de festa, a não colocarem passageiros fora dos assentos, sobretudo, nas carrinhas de caixa aberta.

“Aos paulenses, em especial, apelo para colaborarem com a polícia durante estes dias, para terem cautela e não deixarem as casas abandonadas”, lançou o policial.

Paul, que festeja o seu Dia de Município e do Padroeiro Santo António das Pombas, na próxima quinta-feira, 13, é um concelho que se situa no extremo nordeste da ilha de Santo Antão e com 54,26 quilómetros quadrados (km²) de superfície.

Tem uma população de 5.766 habitantes, dados de 2023, com 55,3 por cento (%) de indivíduos de sexo masculino e 44,7 % de sexo feminino, segundo dados cedidos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com a mesma fonte, a população do Paul representa 15,6 % do total da ilha de Santo Antão e está reunida em 1.802 agregados familiares.

A taxa de ocupação da população ativa é de 47,8 % e a taxa de desemprego 10.2 %, com o desemprego jovem (15-24 anos) na casa dos 24 %.

O Paul tem uma taxa de alfabetização de 83.7 % na faixa etária superior a 15 anos, mas a taxa sobe para 98,1 % na faixa etária dos 15-24 anos.

Ainda citando os dados que nos foram facultados pelo INE, o quesito das condições de vida indica que 95,5 % da população tem acesso à eletricidade, 85,3 % tem casa de banho, 89,5 % tem acesso à água da rede pública, 51,7 % usa contentores, 74,7 % usa gaz butano e 22 % usa lenha para cozinhar.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest