São Tomé e Príncipe quer redinamizar cooperação com Cabo Verde no sector da inovação tecnológica

 O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus, afirmou hoje que o seu país quer beber da experiência de Cabo Verde no domínio da governação digital e redinamizar a cooperação no sector da inovação tecnológica.

Este governante fez estas afirmações à imprensa, no final de uma visita que efectuou esta tarde às instalações do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi), na Cidade da Praia.

Jorge Bom Jesus considerou que os investimentos que são feitos para a promoção da digitalização são vitais no processo de desenvolvimento de uma sociedade, tendo salientado que a digitalização é o caminho e que São Tomé, à semelhança de Cabo Verde, já começou a dar os primeiros passos.

“Esta visita é bastante frutuosa porque nós estamos precisamente no coração do futuro da digitalização, do investimento no capital humano. Este parque tecnológico, essa necessidade de facto de desmaterialização dos dados é o caminho e naturalmente Cabo Verde lançou-se neste desafio”, realçou.

Reforçou neste sentido que os investimentos são colossais e necessários para poder catapultar o país para outros patamares, fazer recuar na erradicação da pobreza e dar o salto necessário em matéria de desenvolvimento.

“Nós temos uma relação já bastante saudável em termos de cooperação com o NOSi, no sector das finanças, nós temos um pequeno centro o INIC, temos os dados da segurança social e naturalmente precisávamos vir beber dessa experiência e os investimentos ao nível do parque, as várias componentes. Portanto este é o caminho e naturalmente só temos de encorajar, felicitar”, ressalvou.

Cabo Verde, através do NOSi, tem mantido relações de parceria com São Tomé e Príncipe (STP), no domínio da governação digital, tendo participado no processo de criação do Sistema de Informação do Instituto Nacional de Segurança Social de STP, bem como, na instalação e configuração de toda uma plataforma de comunicação, de infra-estruturas e equipamentos, a conectividade entre as diversas instituições envolvidas no processo de segurança social.

Participou ainda na instalação e configuração do Data Center do Instituto de Inovação e Conhecimento – Inic, e neste momento, o NOSi encontra-se a participar na implementação do Sistema IVA desse arquipélago.

A convite do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e no quadro do reforço e aprofundamento dos laços históricos entre os povos de Cabo Verde e de São Tomé e Príncipe, o primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus, iniciou de hoje a 30 de Março uma visita oficial a Cabo Verde.

A presente visita vem na sequência da visita oficial do Chefe do Governo de Cabo Verde a São Tomé e Príncipe, em Setembro de 2021, constituindo um dos marcos indeléveis na construção da já anunciada parceria estratégica que ambos os Estados pretendem erigir, assente num passado histórico comum e num diálogo político renovado de amizade, bem como numa parceria económica e empresarial mutuamente vantajosa.

 

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest