Sindicato cabo-verdiano defende em Portugal valorização do pré-escolar

O presidente do Sindicato dos Professores de Santiago (Siprofis), Abraão Borges, representou Cabo Verde no seminário e 14º Congresso da Federação Nacional dos Professores de Portugal (Fenprof) no Porto e Viseu (Portugal), onde defendeu a valorização do pré-escolar.

“A Educação não pode esperar! Combater desigualdades, valorizar a profissão” é o lema deste colóquio que reúne convidados internacionais”, tendo o representante de Cabo Verde alertado para a valorização do pré-escolar, enquanto um alicerce ideal para o futuro da educação.

Enalteceu o papel importante dos professores durante os primórdios da pandemia da covid-19, destacando que “muitos outros sectores da educação estão em riscos”.

Por se tratar de uma organização que goza de uma grande relação com a FECAP/SIPROFIS, Abraão Borges, que iniciou esta visita com a sua participação no “Seminário Nacional na cidade de Viseu, está a aproveitar o momento “para reforçar os laços de cooperação com os sindicatos dos professores”.

A FECAP/SIPROFIS almeja reforçar a parceria com os sindicatos dos professores do norte -SPN, SPZN, com a CNTE- Confederação Nacional da Educação do Brasil , dos Sindicatos de Benguela, Huambo do SINPROF-Angola, com SINPRESTEP de São Tomé e Príncipe e da Guiné Bissau e da FNE -Portugal bem como os sindicatos de professores de quase todo os continentes.

O 14º Congresso Nacional de Professores, que se realiza nos dias 13 e 14 do corrente em Viseu, conta com o envolvimento de três dezenas de convidados, representantes de organizações sindicais internacionais com as quais a FENPROF mantém relações de cooperação e de solidariedade, vindos da Europa, de África e da América Latina.

O Congresso foi antecedido de um seminário internacional, no Porto, espaço que serviu para o encontro e de partilha de preocupações e experiências, assim como de discussão de estratégias sindicais para dar resposta aos problemas que a classe docente enfrenta.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest