Berlim: Blinken discute apoio à Ucrânia com aliados da NATO

O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, discutiu, neste domingo (15)  com o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, planos conjuntos para garantir que as exportações de alimentos ucranianos cheguem aos consumidores em África e Ásia.

Os dois participam, em Berlim, numa reunião de ministros das Relações Exteriores da NATO, convocada para discutir a situação no terreno na Ucrânia e coordenar os esforços para fornecer à Ucrânia a assistência humanitária e as armas necessárias para se defender contra a Rússia.

A invasão em larga escala da Rússia pela Rússia, desde 24 de Fevereiro, fez com que os preços dos alimentos subissem e elevou a ameaça de fome em muitas partes do mundo.

No sábado (14), ministros das Relações Exteriores do Grupo dos Sete países reunidos na Alemanha neste sábado pediram ao governo russo que termine o bloqueio aos portos ucranianos do Mar Negro para liberar as exportações de grãos, fertilizantes e outros produtos agrícolas extremamente necessários.

Blinken e os ministros das Relações Exteriores da NATO também pretendem discutir a decisão dos líderes da Finlândia de solicitar a adesão à NATO sem demora.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest