Paris 2024: Nadadores Jayla Pina e José Tati qualificados através das vagas de Universalidade

Para Jayla esta será a sua segunda vez nos Jogos Olímpicos, sendo que José Tati fará a sua estreia e será o atleta mais jovem de sempre a competir por Cabo Verde nos Jogos Olímpicos.

Os atletas cabo-verdianos de natação  Jayla Pina ( 200 metros misto) e José Tati ( 50 metros livre) estão qualificados para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Segundo o Comité Olímpico Cabo-verdiano, COC, os dois atletas da natação conseguiram a sua qualificação através das vagas de Universalidade atribuídas pela Federação Internacional de Natação (FINA).

A mesma fonte adianta que os dois atletas estiveram presentes no último Campeonato Africano de Natação em Angola, em finais de abril, e foram os “resultados obtidos na prova que lhes permitiram garantir uma pontuação suficiente para se qualificar”.

Jayla Pina, que foi atleta olímpica em Tokyo 2020, vai participar nuns Jogos Olímpicos pela segunda vez, já para José Tati, de 16 anos, será a sua estreia, sendo o atleta mais jovem de sempre a competir por Cabo Verde nos Jogos Olímpicos.

Conforme já tinha sido avançado pelo COC que era ambição do Team Cabo Verde, consegue bater o recorde de número de atletas qualificados numa edição dos Jogos Olímpicos com 7 atletas no total. São eles: Samuel Freire no atletismo (maratona), Victor Alvares na esgrima (florete), David Pina e Nancy Moreira no boxe (51kg e 66kg respetivamente), Djamila Silva no judo (– 52kg), Jayla Pina e José Tati na natação (200m misto e 50m livre, respetivamente).

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 acontecem de 26 de julho a 11 de agosto de 2024. São esperados 10.500 atletas e 206 países no evento.

Os Jogos Olímpicos  Paris 2024 iniciam no dia 24 de julho, sendo que a cerimónia de abertura acontece no dia 26 de julho, e terminam a 11 de agosto. Cabo Verde perspetiva participar com a maior comitiva de sempre.

Balai Notícias

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest