Parlamento: MpD considera que sector do Turismo passa por “um bom momento” graças às ações do Governo

O Movimento para Democracia (MpD, poder) considerou hoje que após os tempos difíceis dos últimos anos, devido à pandemia da covid-19, o sector do Turismo está a passar por “um bom momento”, graças às ações do Governo.

Ao intervir no início do debate parlamentar com o ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, promovido a pedido do MpD, o deputado e vice-líder do grupo parlamentar, Euclides Silva, lembrou que as restrições e as medidas necessárias para conter o vírus “afetaram gravemente” as áreas do turismo e transportes resultando numa “paralisação sem precedentes”.

Contudo, salientou que o país teve “a sorte” de ter um Governo liderado por “um ser visionário”, que “acreditou e trabalhou arduamente” para recuperar o sector com a implementação de várias medidas sanitárias de segurança, fiscalização e certificação, que exigiu um “forte engajamento”, seja da parte de quem regula, como de todos os intervenientes do sector do turismo.

“E se hoje estamos a passar por um bom momento a nível do Turismo, antecipando a retoma, é graças às ações do Governo de Cabo Verde, liderado por Ulisses Correia e Silva”, realçou Euclides Silva, apontando para implementação de um pacote de medidas extraordinárias para apoiar a retoma e o relançamento dos negócios da empresa, a materialização do Programa Operacional do Turismo (POT), orçado em cerca de 200 milhões euros.

O deputado referiu-se ainda aos investimentos na requalificação urbana e ambiental das cidades e das vilas, no restauro e reabilitação de património edificado, na valorização do património, na construção do Terminal de Cruzeiros do Mindelo que, conforme indicou, vai posicionar São Vicente como um destino turístico de referência em Cabo Verde, na região africana e no Atlântico Médio, e ainda na implementação do novo Estatuto de Utilidade Turística.

Além disso, adiantou que o Governo está a investir na melhoria das infraestruturas turísticas, através da ampliação da capacidade aeroportuária, modernização dos portos, desencravamento das localidades, desenvolvimento de estradas e acessos, e a garantir uma rede hoteleira de qualidade, porque acredita que a infraestrutura adequada é essencial para a oferta de serviços turísticos de excelência e para a satisfação dos visitantes.

O deputado do partido que sustenta o executivo realçou que o turismo e transporte são “prioridade absoluta” para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde, acrescentando que o Governo, ciente dessa primazia, estipulou no seu Programa de Governação para esta Legislatura a retoma e crescimento sustentável do turismo e melhorar a conectividade, a mobilidade e os transportes.

“Gostaríamos de ressaltar a importância do turismo como um dos pilares da nossa economia, pois Cabo Verde possui um potencial turístico imenso, com suas belas praias, montanhas, cultura rica e diversificada e uma história que nos fascinam a todos. No entanto, é necessário que aproveitemos esse potencial de forma sustentável e equilibrada, garantindo o desenvolvimento econômico, social e ambiental”, declarou o parlamentar.

Euclides Silva acrescentou que o grupo parlamentar do MpD reconhece os esforços que o Governo e o Ministério do Turismo e Transportes, em particular, têm realizado para promover o turismo no nosso país, com “avanços significativos” na diversificação da oferta turística, na melhoria das infraestruturas e na promoção de um turismo sustentável.

“Estamos perante um Governo com visão e que ambiciona alcançar 1,26 milhões de turistas anualmente em Cabo Verde, a partir de 2026, com 40% das entradas de turistas em outras ilhas que não Sal e Boa Vista, tradicionalmente consideradas ilhas turísticas”, apontou.

O deputado do MpD salientou que o acesso permanente e seguro às diferentes ilhas de Cabo Verde é fundamental para o desenvolvimento equilibrado do país.

Neste sentido realçou que o Governo está focado e a investir na modernização e expansão dos aeroportos e portos, garantindo que todos os cabo-verdianos tenham acesso a serviços de transporte “eficientes e de qualidade”.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest