
Terça-feira, 26 de Setembro, 2023
A UCID (oposição) considera que o turismo pode contribuir muito mais para a criação da riqueza em Cabo Verde, pelo que exortou o empenhamento do Governo no sentido de melhorar a qualificação do sector no país.
Esta chamada de atenção foi feita hoje pela deputada Zilda Oliveira no início do debate parlamentar com o ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, realizado a pedido do Movimento para a Democracia (MpD, poder).
A deputada da União Cabo-verdiana Independente Democrática (UCID) salientou que o turismo pelo seu peso no Produto Interno Bruto (PIB) e pelo seu potencial de crescimento é um sector cujo debate deve ser uma constante.
Por outro lado, citando as estatísticas do turismo de 2022 produzidas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), adiantou que as mesmas demonstraram um crescimento em procura e oferta, mas do mesmo modo revelaram as assimetrias regionais.
“Aqui importa questionar, por exemplo o porquê de a ilha de São Nicolau, dado ao enorme potencial turístico – estão ali situadas duas das sete maravilhas naturais de Cabo Verde – com um imenso potencial cultural, como por exemplo a igreja matriz, representa apenas 3,4 % da capacidade hoteleira do país, ou seja, dez dos 296 estabelecimentos em funcionamento no país”, questionou.
Zilda Oliveira salientou ainda que a UCID considera que ainda é necessário debater questões essenciais, como por exemplo o tipo de turismo e de turistas que se quer para o país e para cada ilha em função das suas potencialidades.
“Como promover o turismo interno, na lógica do ‘vá para fora cá dentro’, sobre as contrapartidas, principalmente as locais, aquando da implementação de projetos turísticos, sobre as burocracias várias, os processos de licenciamento, de concessão de aprovação de estudos de impactos ambiental que dificultam e podem desincentivar os investidores”, precisou Zilda Oliveira.
A deputada da UCID salientou que uma das várias determinantes do desenvolvimento do turismo é o sector dos transportes.
Por isso, sendo Cabo Verde um país arquipelágico onde as ilhas funcionam com alguma interdependência, considera que “é prioritário ter ligações com regularidade, previsibilidade, com qualidade e principalmente a custo acessível”.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv