
Terça-feira, 30 de Maio, 2023
O Instituto do Desporto e da Juventude aproveitou as Olimpíadas do Desporto Escolar, que decorrem na Cidade da Praia, para promover hoje a sensibilização do Plano Nacional da Ética no Desporto (PNED) aos alunos participantes, das diferentes ilhas.
Dirigida pela coordenadora do Plano Nacional da Ética no Desporto (PNED), Maria do Rosário Rodrigues, esta acção de capacitação realizou-se no Estádio Nacional, em Achada de São Filipe.
O PNED é uma iniciativa do Governo, dinamizado pelo Instituto do Desporto e da Juventude, em coordenação com o PED – CPLP, no qual Cabo Verde é membro, que tem como missão a implementação deste projecto.
Trata-se de um conjunto de iniciativas estruturadas, planificadas, que visam promover e divulgar a vivência dos valores éticos inerentes à prática desportiva, visando o fortalecimento do “fair-play”, de um desporto justo, leal, “limpo” e respeitador.
As Olimpíadas do Desporto Escolar Praia’2023 decorrem de 27 do corrente a 02 de Abril na capital, envolvendo 425 alunos, das diferentes modalidades desportivas, 10 regiões desportivas, 73 professores, 10 chefes de missões, 30 árbitros em cinco infra-estruturas desportivas.
Orçada em 15 mil contos, esta que é a maior competição escolar do País está ser praticada nas modalidades de futsal masculino, andebol masculino e feminino, atletismo em ambos os sexos, xadrez e basquetebol, também masculino e feminino, bem como o atletismo adaptado para os alunos com necessidades especiais.
Sob o lema “É nós ki ta ganha” as Olimpíadas do Desporto Escolar 2023, tem o objectivo de proporcionar o hábito pela prática de competição na escola desde tenra idade, sobretudo para consolidar os processos educativos dos alunos para valores fundamentais como o “fair-play”.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv