PM garante que Programa Operacional de Turismo vai “impactar” economia das ilhas

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, garantiu ontem, dia 22, na Cidade da Praia, que o Programa Operacional de Turismo em curso, no valor de 200 milhões de euros,” vai impactar a economia das ilhas”.

A afirmação foi feita durante um comunicado ao país para assinalar os dois anos de governação do VIII Governo Constitucional da República de Cabo Verde.

“Prevemos atingir mais de um milhão de turistas até 2026, por isso importantes investimentos privados e públicos estão em execução e previstos. Há procura por mais investimentos privados nos turismos”, apontou.

Por outro lado, avançou que com a implementação plena do Estatuto do Investidor Emigrante e com as políticas activas de atração de investimentos, competência e conhecimentos da diáspora haverá, nos próximos anos, ainda mais investimentos das comunidades cabo-verdianas emigradas.

A nível social, anunciou para o próximo ano um novo pacote de reabilitação e construção de casas, enquadrado no programa de combate à pobreza e promoção da dignidade das famílias mais pobres.

“Novos pacotes de investimentos públicos e público-privados serão executados no desencravamento de localidades, estradas, habitação, energias renováveis, água, infraestruturas de saúde, infraestruturas turísticas, portos, reparação naval e aeroportos”, acrescentou.

Em relações aos transportes prometeu uma “melhoria substancial” nas ligações marítimas, com a introdução de mais barcos nas linhas interilhas e nos transportes aéreos apontou para a implementação do Sistema Obrigatório de Serviço Público.

“Isto irá permitir aumentar a frequência de e para as ilhas com menos fluxos de passageiros internos, como São Nicolau, Maio e Boa Vista”, explicou.

Para o primeiro-ministro, a concessão dos aeroportos ao grupo Vinci vai ter impacto em investimentos nos aeroportos e gares, assim como no posicionamento da ilha do Sal como um “hub” aéreo.

Ulisses Correia e Silva tomou posse como Chefe do Governo a 20 de Maio de 2021, depois de vencer as eleições legislativas, realizadas a 18 de Abril do mesmo ano.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest