Porto Novo: Igreja Católica anuncia arranque do programa das festas de São João para 02 de junho

A Igreja Católica anunciou hoje o arranque das festividades de São João, santo padroeiro, no município do Porto Novo, em Santo Antão, a partir do dia 02 de Junho, prolongando-se até ao dia 25 do mesmo mês.

As actividades começam pela peregrinação da imagem do santo pelas comunidades e atinge um dos momentos altos a romaria dos fiéis, no dia 23 de Junho, levando sobre os ombros a imagem do santo entre Ribeira das Patas e a cidade do Porto Novo, num percurso de mais de 20 quilómetros.

No dia 24 de Junho, dia de São João, acontece a missa solene na ribeira da antiga capela, na cidade Porto Novo.

No dia 25 de Junho, a imagem do santo padroeiro regressa à capela Ribeira das Patas, onde será celebrada uma eucaristia em honra ao santo, no encerramento do programa religioso das festividades de São João.

As festas de São João no município do Porto Novo são organizadas pela Igreja Católica e edilidade porto-novense, que terá ao seu cargo as vertentes cultural e desportiva, cujo programa tem início a 01 de Junho com uma alvorada de tamboreiros.

Os Ferro Gaita, Nelson Freitas, Gil Semedo, Blaya e Elji Beatzkilla estão confirmados nas festas de São João no concelho do Porto Novo.

Além dos tradicionais bailes no antigo campo de futebol, o programa das festas destaca ainda o desfile dos grupos de romaria, a corrida de cavalos, a peregrinação da imagem do santo padroeiro e a missa solene.

Este ano, a autarquia decidiu homenagear os grupos de desfile de romarias, como forma de reconhecer o “brilho” que estes grupos vêm dando às festas de São João no Porto Novo, contribuindo “para o resgate, revitalização, salvaguarda, valorização e promoção da originalidade e autenticidade” desta manifestação popular.

As festas de romaria de São João no Porto Novo, são, desde 2017, património imaterial nacional, tendo o Governo e a câmara municipal anunciado já a intenção de avançar com a candidatura desta manifestação cultural a património imaterial mundial.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest