Porto Novo totalmente coberto em 2023 com energia eléctrica com projecto Cabo Verde 100 % Electrificado

O município do Porto Novo fica este ano de 2023 “totalmente coberto” com energia eléctrica, no âmbito do projecto Cabo Verde 100 por cento (%) Electrificado, a cargo da Empresa de Electricidade e Água (Electra).

A informação foi avançada pela autarquia local, que explicou que no âmbito do projeto Cabo Verde 100 % Electrificado, todas as zonas sem energia eléctrica no município do Porto Novo ou com energia luz eléctrica deficiente vão ser contemplados pelo projeto, que abarcará ainda o reforço da iluminação pública em todo o concelho.

“No âmbito do projeto Cabo Verde 100 % eletrificado alguns bairros da cidade do Porto Novo e do interior ainda sem eletrificar ou com fraca iluminação vão ser contemplados com energia nos próximos tempos” avançou a câmara, informando que já no primeiro trimestre deste ano a zona do Bolona do Planalto Norte terá luz eléctrica 24 horas por dia.

“Outra novidade é que, até o mês de Maio, a via que liga a cidade do Porto Novo à Praia de Curraletes vai receber iluminação pública. A iluminação nessa via permitirá também ligar energia a alguns empreendimentos que já nasceram nas proximidades dessa praia”, adiantou a mesma fonte.

O projeto de eletrificação de Bolona, orçado em 12 mil contos, tem como parceiros o Governo, a Câmara Municipal do Porto Novo, a Electra, o programa das Pequenas Convenções das Nações Unidas (GEF- SGP) e a Associação para a Defesa do Património de Mértola, Portugal.

Consiste na construção de uma central eléctrica foto voltaica capaz de fornecer luz eléctrica 24 horas às 20 famílias e uma unidade de produção do queijo.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest