Portugal: Embaixada garante estar sempre atenta para responder aos pedidos de intervenções dos cabo-verdianos

O embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro, garantiu hoje que os serviços da embaixada estão sempre atentos e com os canais de comunicação abertos para responder positivamente aos pedidos de intervenção dos cabo-verdianos.

Eurico Monteiro respondeu assim quando questionado pela Inforpress sobre as possíveis respostas que a embaixada tem dado em relação aos cabo-verdianos que têm chegado a Portugal à procura de trabalho, no âmbito do Acordo sobre a Mobilidade da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

“Como tem acontecido ao longo dos tempos, haverá sempre situações pontuais de pedidos de intervenção da embaixada e a esses pedidos pontuais procuramos sempre responder. A questão central é ter sempre um canal de comunicação e haver essa capacidade de atender e verificar”, afirmou.

Conforme ele, “atender e verificar”, porque nem sempre a embaixada tem a capacidade de resolver, mas procura sempre conhecer e ajudar na resolução, fazendo contacto com as diversas instituições, já que às vezes é um problema de informação e de conhecimento.

“As pessoas aqui residentes têm direito a um conjunto de prestações sociais, mas que muitas vezes desconhecem esses direitos e ajudamos nesta medida. Há ainda algumas situações mais excepcionais que a embaixada procura dar um apoio directo e fazemos isso com alguma frequência”, explicou.

De acordo com o embaixador Eurico Monteiro, “é normal que, com este aumento de fluxo”, possam ocorrer problemas “aqui e acolá”, mas assegurou que a embaixada estará “sempre atenta” e sobretudo com os canais de comunicação abertos.

As redes sociais (Facebook ou Instagram) têm sido um canal privilegiado, segundo o representante diplomático, porque é “mais fácil”, muitas vezes, comunicar-se do que através dos canais tradicionais, como o telefone.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest