Portugal: Presidente da Alta Autoridade para a Imigração realça ganhos da colaboração e apoio do ACM

A presidente da Alta Autoridade para a Imigração, Carmen Barros, realçou ontem, dia 27, em Lisboa, os ganhos da colaboração e apoio do Alto Comissariado para as Migrações (ACM) de Portugal na materialização dos objetivos da instituição cabo-verdiana.

A afirmação foi feita à Inforpress, à margem da visita que Carmen Barros e um grupo de técnicos da Alta Autoridade para a Imigração (AAI) efetuam aos serviços do ACM, a partir de hoje e durante uma semana, no âmbito de projeto “Coop4Int – Strengthening Migrant Integration through cooperation between Portugal and Cabo Verde”, que iniciou a 01 de Dezembro e tem uma duração de 37 meses.

De acordo com Carmen Barros, a relação de cooperação entre as duas instituições iniciou-se antes do projecto, sublinhando que até ao momento o balanço do projecto é “extremamente positivo”, com várias actividades já implementadas neste primeiro ano, como o serviço de atendimento, unidades locais, recrutamento de novos técnicos, formações, reforço do conhecimento.

“Esta cooperação e colaboração viabiliza e muito a implementação de muito daquilo que são as estruturas da AAI, mas também o reforço das capacidades institucionais”, afirmou, explicando que é neste quadro que se inscreve a visita que vai permitir conhecer as boas práticas de Portugal, que é também uma “referência em matéria de serviços para a integração social de imigrantes”.

Carmen Barros sublinhou o trabalho de proximidade que a AAI tem conseguido implementar, sem esquecer a questão do empreendedorismo imigrante, acrescentando que o princípio adoptado no quadro do projecto é a partilha de boas práticas, sendo coerente, e a ACM tem vários serviços que a Cabo Verde pode adoptar, como atendimento, sistema de tradução telefónica ou a nível das campanhas de sensibilização.

“Nesta visita, de forma muito particular, temos a preocupação de conhecer a forma como a própria estratégia do ACM é definida, como colabora e articula com as diferentes entidades (…), ou seja, conhecer tudo aquilo que toca as respostas do ACM para a população imigrante com as devidas ressalvas e adaptações”, esclareceu.

Por sua vez, a Alta Comissária para as Migrações de Portugal, Sónia Pereira, considerou que o “processo de colaboração tem sido uma troca de experiência entre as partes”.

Conforme ela, esta forma de trabalhar com Cabo Verde sobre a recepção dos imigrantes, ajuda o ACM a reflectir sobre a sua realidade e a compreender em muitas vertentes também a realidade da imigração cabo-verdiana e de outros países da África Ocidental para Portugal.

“Permite esta reflexão permanente, juntamente com os técnicos da AAI nas respostas da integração e das necessidades dos imigrantes desta área geográfica”, disse, indicando que nas formações realizadas têm participado técnicos dos dois países, com partilha de experiência.

Sónia Pereira lembrou que ainda há várias acções por realizar, como é o caso de uma conferência em Cabo Verde, no final deste ano, um momento de exposição pública, de partilha de resultados e reflexão conjunta, assim como continuação nas inaugurações das unidades locais para integração do imigrante em Cabo Verde e a plataforma que sustenta o sistema de atendimento.

No âmbito do projeto “Coop4Int” já aconteceu uma visita de uma delegação do ACM a Cabo Verde e outra visita de uma delegação da AAI a Portugal, sendo que na visita que hoje iniciou, o primeiro ponto foi conhecer os serviços do Centro Nacional de Apoio a Integração de Migrantes (CNAIM) de Lisboa.

O projeto é financiado através da Migration Partnership Facility III, implementado pelo International Centre for Migration Policy Development (ICMPD) e visa reforçar os mecanismos de integração dos imigrantes na sociedade cabo-verdiana e fortalecer as prioridades definidas no quadro de cooperação entre os dois países.

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) são parceiros do projecto.

Inforpress

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest