
Domingo, 28 de Maio, 2023
O Presidente da República, José Maria Neves, destacou hoje as “excelentes relações” existentes entre Cabo Verde e Grão-Ducado do Luxemburgo, mas acredita que ainda há espaço para aprofundar essa ligação em novas áreas.
O chefe de Estado fez essa afirmação em declarações à imprensa cabo-verdiana, no final do primeiro ponto da sua visita de três dias ao Luxemburgo, que hoje iniciou com uma cerimónia oficial de acolhimento em frente ao Palácio Grão-Ducal e um tête-à-tête com o grão-duque Henri, na presença da primeira-dama, Débora Carvalho.
José Maria Neves contou que o encontro de 10 minutos que teve com o grão-duque, serviu para falarem das relações de amizade e cooperação entre os dois países, lembrando que há uma “enorme simpatia e um grande respeito” por Cabo Verde e por tudo que o arquipélago tem feito e conseguido nos últimos anos, nomeadamente uma democracia que funciona, respeito pelos direitos internacionais e humanos, a boa governança e a busca de soluções para melhorar as condições de vida dos cabo-verdianos.
“Isso granjeia um grande respeito e é por causa disso que as nossas relações são excelentes e há uma vontade enorme da sua alteza grão-duque no sentido do reforço dessas relações de amizade e cooperação, designadamente aprofundar as áreas que Luxemburgo tem apoiado até este momento, mas também as novas áreas”, frisou.
Segundo o Presidente da República, essas áreas estão ligadas à acção climática, às energias renováveis, economia azul, transição digital, mas também continuação de investimentos na universidade, no ensino superior, na inovação, na formação profissional, água e saneamento.
“Ou seja, uma relação que vai se ampliando e vai ganhando em termos de qualidade. Estamos por exemplo agora a falar na área das finanças, não só na consolidação da nossa praça financeira, por isso está cá o presidente da Bolsa de Valores de Cabo Verde (…), mas também a possibilidade de conseguirmos nos próximos anos acelerar o ritmo de investimentos privados”, apontou.
O desenvolvimento de todo o sector das micro-finanças e da qualificação dos recursos humanos, não só para Cabo Verde, mas também a partir de Cabo Verde para a região Oeste Africana, servindo o arquipélago de uma importante plataforma, são sectores que também se quer acelerar os investimentos.
Ainda de manhã, o Presidente da República participou numa cerimónia no Monumento Nacional da Solidariedade Luxemburguesa.
A visita de Estado de três dias ao Grão-Ducado do Luxemburgo, acontece no quadro das relações de amizade, solidariedade e cooperação que unem os dois países e povos e a convite do grão-duque e a grã-duquesa.
José Maria Neves está acompanhado de uma delegação governamental, municipal e empresarial, como o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui de Figueiredo Soares, o ministro das Comunidades, Jorge Santos, e o Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro.
Os presidentes do Parque Tecnológico de Cabo Verde, Carlos Monteiro, e do Conselho Directivo da Pró-Empresa, Edney Cabral, os presidentes das câmaras municipais do Paul, António Aleixo Martins, e de São Filipe, Nuías Silva, entre outros também fazem parte da delegação.
A visita do Presidente da República ao Luxemburgo acontece no momento em que os dois países celebram 30 anos de relações de cooperação, iniciadas nos finais da década de 1980, o que deu origem à assinatura do Acordo Bilateral Geral em matéria de Cooperação para o Desenvolvimento na década de 1990.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv