
Domingo, 24 de Setembro, 2023
O Presidente da República, José Maria Neves, apelou ontem, dia 5, à prevenção da poluição plástica, lembrando que cabe a “cada um de nós” desenvolver ações que contribuam para impedir os problemas que afetam essencialmente a vida marinha.
Na sua mensagem alusiva ao Dia Mundial do Ambiente, que se celebra este ano sob o tema “Soluções para a poluição plástica”, o chefe de Estado disse que as dinâmicas das agendas mundiais à volta da sustentabilidade ambiental demonstram que a ideia do crescimento económico e tecnológico e os padrões de produção e consumo são incompatíveis com a capacidade de restauração do planeta.
“Temos que ser capazes de travar este tipo de poluição. Para o efeito, o Programa das Nações Unidas para o Ambiente no seu último relatório, recomenda mudanças nos sistemas para combater as causas da poluição plástica, através da redução do uso problemático e desnecessário do plástico em combinação com uma profunda transformação no mercado e reforço do quadro legal”, avançou, realçando que a elaboração e implementação de políticas assertivas é da responsabilidade dos decisores políticos.
Segundo José Maria Neves, as empresas devem ter “ousadia suficiente” para desenvolver os seus negócios baseados em produtos livres de plástico, e implementar as melhores práticas oferecidas pela ciência e tecnologia.
“As escolas, as academias, a sociedade civil e o cidadão também têm um papel preponderante neste processo, não só na educação e sensibilização, de modo a mudar os hábitos e comportamentos, mas também na procura de soluções cada vez mais ousadas para debelar definitivamente este problema”, completou.
O Presidente da República aproveitou a ocasião para felicitar aos intervenientes que de uma forma direta e indireta têm trabalhado para a melhoria da qualidade do ambiente em Cabo Verde, em particular as ONG que “têm desempenhado em diversas frentes, quer na conservação marinha e costeira, quer na preservação da fauna e da flora”.
O Dia Mundial do Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972 com o objetivo principal chamar a atenção da sociedade para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv