PR defende aposta no desenvolvimento da indústria desportiva para rentabilizar atletas

O Presidente da República, José Maria Neves, defendeu hoje, na cidade da Praia, que o arquipélago deve apostar no desenvolvimento da indústria desportiva para rentabilizar os atletas e redimensionar o país.

A indicação foi dada na abertura da conferência Cabo Verde Sports Festival, acrescentando que Cabo Verde precisa, igualmente, de uma Cidade Desportiva, na capital do país, situada na região metropolitana de Santiago Sul, para servir Cabo Verde e acelerar o ritmo da indústria desportiva.

“No final do meu mandato como primeiro-ministro, um dos projetos que queria deixar pronto, para além da Universidade de Cabo Verde, era uma Cidade Desportiva, por isso lanço um repto ao presidente da Câmara Municipal da Praia a pegar neste projecto”, contou.

Para além disso, disse que tinha apresentado, igualmente, um projeto estratégico para o desenvolvimento dos desportos náuticos e aquáticos, salientando a importância dos mares no desenvolvimento.

Neste sentido, o chefe de Estado sugeriu que a próxima edição do Cabo Verde Sports Festival seja realizada sob o “signo azul, sobre o que podemos fazer para tirarmos todo o proveito do mar”.

O Cabo Verde Sports Festival é uma iniciativa da Hello Cabo Verde, associação que promove Cabo Verde, tanto em França como nas ilhas, através de iniciativas desportivas, culturais, sociais e turísticas.

O evento, que reúne autoridades nacionais e internacionais, profissionais do desporto, atletas renomados e amadores, a diáspora cabo-verdiana e africana, bem como a sociedade civil, visa catalisar uma reflexão coletiva sobre o papel do desporto no desenvolvimento socioeconómico de Cabo Verde, a partir de uma plataforma dinâmica que incentiva interação e colaboração.

Pretende-se com essa conferência, segundo a presidente, Andreia Levy, atrair eventos desportivos de renome internacional para Cabo Verde, bem como investimentos em projetos que visem fortalecer infra-estruturas desportivas e promover o turismo desportivo como um motor de crescimento económico.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest