PR diz que Cabo Verde está a crescer abaixo do seu potencial por desaproveitar os seus talentos

O Presidente da República afirmou hoje, na cidade da Praia, que Cabo Verde está a crescer abaixo do seu potencial por não tirar proveito dos seus talentos em diversas áreas.

José Maria Neves, que falava na abertura da conferência Cabo Verde Sports Festival, enalteceu os talentos de áreas de música, com a morna como Património da Humanidade, e no desporto destacou a “notoriedade mundial” conseguida pelas selecções de futebol, andebol e basquetebol.

“No domínio das indústrias criativas podemos dar um salto, se vermos as qualidades dos nossos artistas plásticos e da nossa literatura. São áreas que de certeza estão abaixo do nosso potencial”, observou José Maria Neves, sublinhando que Cabo Verde tem que aproveitar o seu potencial para conseguir o desenvolvimento.

Para o chefe de Estado, Cabo Verde, “às vezes”, não tem a dimensão da importância dos feitos conseguidos pelos seus artistas e desportistas, exemplificando com a relevância da medalha de bronze conseguida, em 2026, pelo atleta paralímpico Gracelino Barbosa, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (Brasil).

“Precisamos acelerar para continuarmos a crescer de acordo com o nosso potencial (…) porque os cabo-verdianos têm talentos em diversas áreas e ainda com uma grande dimensão diaspórica”, apontou.

O Cabo Verde Sports Festival é uma iniciativa da Hello Cabo Verde, associação que promove Cabo Verde, tanto em França como nas Ilhas, através de iniciativas desportivas, culturais, sociais e turísticas.

O evento, que reúne autoridades nacionais e internacionais, profissionais do desporto, atletas renomados e amadores, a diáspora cabo-verdiana e africana, bem como a sociedade civil, visa catalisar uma reflexão coletiva sobre o papel do desporto no desenvolvimento socioeconómico de Cabo Verde, a partir de uma plataforma dinâmica que incentiva interação e colaboração.

Pretende-se com essa conferência, segundo a presidente, Andreia Levy, atrair eventos desportivos de renome internacional para Cabo Verde, bem como investimentos em projetos que visem fortalecer infraestruturas desportivas e promover o turismo desportivo como um motor de crescimento económico.

Esta tarde, às 16: 00, a Organização CV Sport Festival vai ser recebida pelo Presidente da República, José Maria Neves.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest