Praia acolhe em 2022 a 4ª Conferência de Física dos Países de Língua Portuguesa

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e a União dos Físicos de Países de Língua Portuguesa (UFPLP) promovem, em Setembro do próximo ano, a 4ª Conferência de Física dos Países de Língua Portuguesa (4ª CF-PLP).

Segundo uma nota informativa, o evento realiza-se entre os dias 12 e 16 do referido mês na Cidade da Praia e visa promover a partilha de conhecimento científico e técnico entre países de diferentes saberes no espaço lusófono, mas com muito em comum desde a língua aos desafios da actualidade.

A nota informa ainda que o evento académico é destinado a investigadores, docentes e estudantes do ensino superior e secundário, mestrandos e doutorandos, e ao público em geral, e que a inscrição para participar na referida conferência inicia-se em Maio do próximo ano.

Durante o encontro, serão debatidos temas relacionados com a divulgação e ensino da Física, meio ambiente, mudanças climáticas, poluição oceânica e prevenção de calamidades, fontes sustentáveis de energia, contribuições da física para a engenharia, Física para a vida, tecnologia espacial, em particular utilização de nanosatélites, inteligência artificial na CPLP e entre outros.

A 3ª Conferência de Física de Países de Língua Portuguesa (3ª CF-PLP) realizou-se em S. Tomé, de 30 de Maio a 1 de Junho de 2019 e deu seguimento à realização das duas conferências anteriores, a 1ª em Maputo em Setembro de 2010 e a 2ª no Rio de Janeiro em Setembro de 2012.

A Conferência de Física dos Países de Língua Portuguesa constitui uma plataforma de discussão científica do presente e do futuro em áreas importantes da Física com vista à actualização do ensino, da inovação científica e das aplicações da Física no desenvolvimento nos Países de Língua Portuguesa.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest