
Segunda-feira, 25 de Setembro, 2023
Na escola Lavadouro, situada na Fazenda, o ano letivo teve o pontapé de saída com uma forte presença de alunos e encarregados de educação que foram acompanhar os educandos para o primeiro dia de aulas. Alguns foram à escola para conhecer os professores, conferir a lista de turmas e outros para conhecer a escola visto que é a primeira vez dos filhos.
Segundo Euclides Ramos, diretor da escola, o ano letivo começou com um balanço positivo em relação à presença dos alunos na escola. “Logo às 7h00 os alunos começaram a chegar com muita animação, acompanhados dos encarregados de educação. Foram bem recebidos pelos protocolos que estavam à porta para apresentar o recinto escolar para aqueles que ainda não conheciam.”
Em relação a este ano letivo as perspetivas são boas, avança a mesma fonte, e acrescenta que estão a trabalhar em equipa para que nenhum dos possíveis problemas que ocorrem dentro do recinto escolar afete o bom funcionamento da escola e também a boa relação com os encarregados de educação.
Por outro lado, a professora Maria Lopes conta ao Balai que este ano está com a turma do primeiro ano, mas está radiante e confiante que vai correr tudo bem.
“Espero conseguir atingir as minhas metas farei de tudo para isso, pois tenho amor à profissão por isso creio que não vai ser difícil atingir os meus objetivos enquanto professora,” avançou a mesma fonte que pede uma presença mais ativa dos pais e encarregados de educação na vida dos filhos de modo a acompanhar de perto durante o ano letivo e também a visitar a escola frequentemente. Apesar de reconhecer a participação dos pais nalgumas atividades escolares, a docente salienta que mediante o acompanhamento dos encarregados de educação o sucesso escolar dos filhos está garantido.
Entre os vários pais e encarregados de educação presentes estava a monitora e encarregada de educação Rome Indira que estava um pouco preocupada com o sobrinho que frequenta pela primeira vez a primeira classe e por ser monitora sabe das dificuldades que uma criança enfrenta nessa transição do pré-escolar para o ensino básico.
“Estou feliz e muito ansiosa para saber como vai ser o primeiro dia de aulas (…), e um pouco preocupada para saber como ele vai se adaptar, mas creio que consegui prepara-lo para isso.”
A mesma fonte pede que os professores e toda equipa escolar tenham muita paciência com os alunos do primeiro ano, considerando que não é fácil se adaptarem depressa, até porque “sair do pré-escolar para o ensino básico é um grande salto”.
Mais em cima, no Liceu Domingos Ramos, o ano letivo começou de forma tranquila, segundo declarações ao Balai do diretor José Fernandes. Os alunos do sétimo ano ao 12º ano compareceram ao primeiro dia de aulas, por isso, defende, o balanço do primeiro dia é muito positivo. “Os alunos compareceram pontualmente e isso foi muito bom pois auxilia muito no trabalho dos professores no que diz respeito à organização da turma,” avança o diretor e acrescenta que esta vai ser uma semana cívica para que os alunos e os professores possam interagir “estabelecendo normas de conduta e criar um ambiente saudável para as aulas”.
Entre alguns constrangimentos apontados, José Fernandes avança que apesar de muitos pais quererem matricular os filhos “numa escola emblemática como o LDR”, as vagas são limitadas.
Do lado de fora do estabelecimento o Balai conversou com a mãe Eurídice Veiga que diz estar ainda à procura de uma vaga para o filho que passou para o 10º ano e que deseja muito estudar no LDR.
Do lado dos alunos estes se mostravam entusiasmados. É o caso da estudante do 9º ano Raquel Dos Reis que diz estar muito feliz. A jovem manifestou o desejo de que “o ano letivo corra bem e que os números de reprovados diminuam, pois no ano passado muitos alunos não transitaram de ano”.
Outro aspeto salientado pela jovem é que a escola deveria dar mais atenção às aulas de Educação Física porque no ano passado “houve muitas dificuldades na realização das aulas por causa de ausência de materiais”.
A aluna Raissa Tavares também afirmou estar feliz e que estava ansiosa para iniciar o novo ano letivo.
Segundo o ministério da Educação, o ano letivo 2023-2024 arrancou hoje, dia 18, com 130 mil alunos e 6.500 professores do ensino básico e secundário.
Leinira Furtado/ Estagiária
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv