Presidente da Associação do Municípios de Santo Antão apela por maior financiamento aos municípios

O edil ribeira-grandense, Orlando Delgado, recém-eleito presidente da Associação do Municípios de Santo Antão (AMSA), defendeu ontem, dia 28, a necessidade de aumentar os recursos destinados aos municípios de Cabo Verde.

O autarca, que falava aos jornalistas após a sua tomada de posse, enfatizou que o desenvolvimento efectivo local depende directamente do incremento dos fundos disponíveis para as câmaras municipais.

“Se há uma matéria que deveria haver consenso a nível do parlamento, tem a ver com a questão dos recursos que devem ser transferidos. Apelo a todas as forças políticas, independentemente de suas posições, para que reconheçam a importância vital de dotar os municípios de mais recursos”, pediu.

Segundo Orlando Delgado, é “essencial” melhorar a qualidade de vida das pessoas e reduzir as disparidades de desenvolvimento entre diferentes regiões.

O autarca propôs ainda o aumento do valor do fundo que seria distribuído directamente aos municípios, pois, conforme o político, a medida não apenas fortaleceria a autonomia local, mas também permitiria uma gestão mais eficaz dos recursos em nível municipal.

Ao abordar as dificuldades enfrentadas por muitos municípios, especialmente os de Santo Antão, o também presidente da câmara da Ribeira Grande, enfatizou a necessidade urgente de agir.

“Neste momento, há muitos municípios que têm enormes dificuldades em termos de funcionamento”, afirmou Orlando Delgado, que destacou a importância de garantir que todos os municípios tenham igualdade de oportunidades para desenvolver suas comunidades.

Orlando Delgado reiterou que o fortalecimento dos recursos municipais é essencial para sustentar o progresso local e conclamou a cooperação de todas as partes envolvidas no sentido de viabilizar políticas que permitam aos municípios não apenas sobreviver, mas prosperar e contribuir significativamente para o bem-estar geral da população.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest