Presidente da República confere posse aos novos membros do Conselho da República

O Presidente da República, José Maria Neves, conferiu posse, hoje, no Palácio do Povo, em São Vicente, aos novos membros do Conselho da República.

Na cerimónia, que antecedeu à reunião daquele órgão político de consulta do Presidente, foram empossados Eneida Cristina Lima Gomes, Maria Ilena Rocha, Vera Helena Pires Almeida da Cruz e Zenaida Baptista Costa, nomeados em Junho último.

Na agenda do encontro que arrancou, por volta das 11 horas, estará a situação socioeconómica do País, em decorrência da pandemia da covid-19, da seca prevalecente e dos dados atuais no plano internacional.

Segundo a assessoria do PR, não haverá declarações à imprensa sobre o encontro, mas vão emitir um comunicado de imprensa sobre os resultados da reunião do Conselho da República.

O Conselho da República é composto pelo Presidente da Assembleia Nacional, o primeiro-ministro, o presidente do Tribunal Constitucional, Provedor de Justiça, o presidente do Conselho Económico, Social e Ambiental, pelos antigos Presidentes da República e por cinco “cidadãos de reconhecida idoneidade e mérito, no pleno gozo dos seus direitos políticos, designados pelo Presidente da República”.

“Destas personalidades, três devem ser escolhidas tendo em conta as sensibilidades políticas com expressão parlamentar e uma escolhida no seio das comunidades cabo-verdianas no exterior, sendo que os respetivos mandatos cessam com o termo de funções do Presidente da República”, refere a Presidência.

PR

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest