Presidente da República participa na conferência dos Chefes de Estado e de Governo do Fórum PALOP

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, participa hoje na conferência dos Chefes de Estado e de Governo do Fórum PALOP, de forma virtual, na qualidade de presidente em exercício no período de 2021 à 2023.

De acordo com uma nota da presidência da República, da agenda dos trabalhos consta uma breve apresentação sobre o ponto de situação do projecto de elaboração da história sobre a luta de libertação dos PALOP, considerações dos Chefes de Estado e de Governo sobre a iniciativa da elaboração da história dos PALOP e a respeito da situação actual da organização.


A apreciação e aprovação da resolução para adesão da República da Guiné Equatorial como membro de pleno direito e da República Democrática de Timor-Leste a membro observador, assim como a apreciação da resolução sobre a institucionalização das reuniões ministeriais dos sectores da Educação, Cultura, Ensino Superior e Ciência e Tecnologia do Fórum PALOP, afiguram ainda neste colóquio.


A anteceder a eleição do próximo presidente do Fórum PALOP os participantes, de acordo com a programação enviada à Inforpress, serão submetidos à preciação e aprovação da Declaração Final, proferida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Cabo Verde, Rui Figueiredo Soares.


Jorge Carlos Fonseca fará o discurso de encerramento, sendo que o presidente da República de Angola, João Lourenço tem a incumbência de proceder o discurso de abertura deste Fórum PALOP.

 

Inforpress/Fim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest