
Sábado, 9 de Dezembro, 2023
Lígia Fonseca lançou este apelo, em declarações à imprensa, à margem da cerimónia de homenagem às mulheres da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, na cidade da Praia, no âmbito do Dia Internacional da Mulher, sob o lema “Mulheres em português nos entendemos”.
Salientou que as mulheres, a nível dos países de língua portuguesa, são grande referência na defesa dos direitos e na construção e processo de desenvolvimento dos seus países, considerando “boa” a iniciativa de render-lhes uma homenagem reconhecendo o contributo das mesmas.
“É um espaço que aproveitamos para equacionar alguns dos desafios que continuamos a ter, como sabem, a questão da Violência Baseada no Género atinge todos os países da CPLP, da situação económica, quando olhamos para os relatórios eles vem mencionados, as mortes das mulheres são situações que não podemos admitir”, afirmou.
Lígia Fonseca mostrou-se, neste sentido, “muito preocupada” com a situação que se vive no norte de Moçambique, lamentando que as mulheres e meninas estejam a sofrer na referida zona com imagens horríveis de violência.
Apelou, neste sentido, uma especial protecção das mulheres e meninas nestas situações de conflitos frisando que, as mulheres passaram a ser também uma arma de guerra utilizada nestes conflitos.
“Isto não podemos admitir, de maneira alguma, e a nossa Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que se baseia também em valores fundamentais como a dignidade pela pessoa humana, não pode ficar indiferente, tem de reagir de uma forma muito rígida contra estas situações”, declarou.
Inforpress/Fim
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv