Profissionais da saúde vão ser os primeiros a serem vacinados sexta-feira

O director nacional da Saúde disse hoje que a vacinação contra a covid-19 vai iniciar-se com Pfizer sexta-feira, 19, com um profissional da saúde, estando previsto para o dia 18 um acto simbólico no Centro de Saúde da ASA.

Conforme Jorge Barreto, em declarações à imprensa para explicar a suspensão da vacinação com AstraZeneca, os profissionais de saúde são os primeiros a serem vacinados, seguindo-se depois os que estão na linha frente no combate à covid-19.

Jorge Barreto aproveitou ainda, para esclarecer que os lotes da vacina AstraZeneca recebidos em Cabo Verde não são os que estão sendo postos em causa na Europa.

 

“Mesmo assim, Cabo Verde decidiu por suspender a vacinação com AstraZeneca e estamos atentos a todas as informações técnica que se vão sendo disponibilizados, pois, qualquer decisão a nível nacional será tomada com base em evidências disponíveis”, disse, observando que as vacinas chagadas a Cabo Verde vieram da Índia, onde está sendo utilizado e sem quaisquer efeitos adversos.

 

Questionado sobre o armazenamento das vacinas que devem cumprir com os requisitos internacionais, o médico infecciologista asseverou que os que chegaram ao País estão “muito bem armazenadas”, sublinhando ainda, que quando retirada do congelador a vacina pode ser utilizada por um período de cinco dias.

 

Inforpress/Fim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Follow Us