Projeto de divulgação e valorização da história subaquática apresentado no Mindelo

O projeto de divulgação e valorização da história subaquática Margullar 2 vai ser apresentado nesta quinta-feira, no Mindelo, enquadrado no seminário “Áreas protegidas e património subaquático no contexto do desenvolvimento sustentável”.

O Margullar 2, conforme informações do Governo, é uma extensão do Margullar 1, o Programa Interreg Mac 2014-2020, que inclui as regiões ultraperiféricas da Madeira, Açores, Canárias e os países terceiros, geograficamente próximos que concordam em participar no programa, como o caso de Cabo Verde e o Senegal.

O programa desenvolve-se, segundo a mesma fonte, em torno de cinco eixos estratégicos, sendo que o Margullar 2 se enquadra no eixo quatro, que visa conservar e proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos.
“Margullar 2 tem como um dos principais objectivos a conservação, valorização e divulgação da história marítima através do património subaquático da Madeira, Açores, Canárias, Cabo Verde e Senegal”, explicou o executivo em nota.

A implementação deste programa, conforme a mesma fonte,  contribui para que Cabo Verde possa cumprir os principais desígnios da convenção do Património Cultural Subaquático de 2001, que reconhece o património cultural subaquático como parte integrante do património da humanidade e como elemento particularmente importante na história dos povos, nações e suas relações mútuas.

A abertura do seminário “Áreas protegidas e património subaquático no contexto do desenvolvimento sustentável” vai ser presidido nesta quinta-feira, pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas e ministro do Mar, Abraão Vicente.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest