Putin visita a Crimeia no aniversário da anexação, um dia após o mandado do TPI

O presidente russo, Vladimir Putin, visitou a cidade ucraniana de Mariupol, ocupada pela Rússia, de acordo com a agência de notícias estatal russa Tass.

Putin viajou para a Crimeia no sábado, no nono aniversário da anexação russa da península do Mar Negro da Ucrânia.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, exigiu a retirada da Rússia da Crimeia e de todas as áreas que ocupou desde a invasão russa da Ucrânia, que entrou no seu segundo ano em Fevereiro.

A viagem de sábado também aconteceu um dia após o Tribunal Penal Internacional emitir um mandado de prisão de Putin, acusando-o de ser pessoalmente responsável pelo sequestro de crianças da Ucrânia na invasão da Ucrânia pela Rússia. O líder russo visitou um centro de arte e um centro infantil na Crimeia.

Enquanto isso, o Ministério da Defesa da Grã-Bretanha disse, neste domingo, na sua atualização diária de inteligência sobre a invasão da Rússia que a “declaração silenciosa de uma capital alternativa” para a região de Zaporizhzhia “provavelmente é um reconhecimento tácito dentro do sistema russo de que é altamente improvável que as suas forças tomem os principais objetivos planeados anteriormente.”

As autoridades russas publicaram um decreto a 3 de Março declarando Melitopol como a capital da região de Zaporizhzhia. Foi concebido como uma medida temporária, disse o ministério, até que a cidade de Zaporizhzhia seja controlada pela Rússia.

No entanto, a Rússia nunca ocupou a cidade de Zaporizhzhia, que fica a cerca de 35 quilómetros da atual linha de frente.

Putin afirmou em Setembro ter anexado quatro regiões, incluindo Zaporizhzhia, como parte da Federação Russa.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest