Queijo curado do Planalto Norte tem qualidade para competir em qualquer parte do mundo – PM

O queijo curado que se produz no Planalto Norte do Porto Novo, em Santo Antão, tem qualidade para competir em qualquer parte do mundo, acredita o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

De visita ao Planalto Norte, este sábado, o chefe do Governo teve a oportunidade de presenciar uma exposição de produtos locais, entre os quais, o queijo fresco e curado que se produz nesta zona alta do concelho do Porto Novo, onde a pecuária é a principal atividade.

“Planalto Norte é zona de criadores de gado. Pude assistir a uma exposição de produtos de grande qualidade que podem ser vendidos em qualquer parte do mundo”, avançou o chefe do Governo.

O presidente da câmara do Porto Novo disse, também, que o queijo do Planalto Norte é seguramente o melhor da África e está entre os melhores do mundo, lembrando que o queijo fresco recebeu o galardão “Slow Cheese Award”, atribuído pela Fundação Slow Food.

Os produtores do queijo do Planalto Norte têm o propósito certificar este produto, cujo processo está já a decorrer junto do Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI).

O representante dos produtores, António Lima, disse à Inforpress que se espera, para 2023, a conclusão do processo de certificação do queijo do Planalto Norte, que está a decorrer, há mais de um ano, junto do IGQPI, sendo provável que fique concluído no decorrer de 2023.

Com a certificação, os produtores dizem esperar que o queijo do Planalto Norte, que tem suscitado interesse de empresas estrangeiras, designadamente da Suíça e da Itália, possa ser exportado para o estrageiro.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest