
Sexta-feira, 8 de Dezembro, 2023
“Nós, os líderes comunitários, sentimos que precisamos de dar o nosso contributo para a redução do número de casos de covid-19 registados ultimamente, decidimos lançar esta campanha Praia sem covid-19 sob o lema: “Nha zona sem covid-19”, precisou Gerson Pereira, coordenador da RACMS, acrescentando que o objectivo é “estancar” a propagação desta doença na capital.
O líder da RACMS fez essas considerações, em declarações à Inforpress, à margem do acto do lançamento da campanha, que se realizou na sede da Kaza da Amizade, no bairro de Safende, Praia.
A Cidade da Praia registou esta quarta-feira, 28, 195 novos casos de covid-19, de um grupo de 409 infecções reportadas em todo o País.
Ao todo, de acordo com aquele dirigente associativo, na campanha estão envolvidos cerca de 25 líderes comunitários e vão ser contemplados todos os bairros da capital.
“Mais de 400 jovens vão estar envolvidos nesta campanha”, assegurou, adiantando que a iniciativa está estruturada em dois “pilares importantes”, a saber: a vigilância em que os jovens participantes vão estar atentos, actuando tempestivamente em locais de risco, sensibilizando as pessoas, além de distribuir máscaras para quem tiver.
Um outro pilar, adiantou o coordenador da RACMS, é a comunicação, porque, afirmou, entendem que é preciso que seja introduzida uma “nova forma de comunicar” com as pessoas.
“A mensagem está a passar, mas há um vazio entre a mensagem e o fazer”, lamentou, acrescentando que é preciso que se criem “mensagens mais impactantes”, apelando à responsabilidade individual de cada um.
Na perspectiva de Gerson Pereira, a situação pandémica na Praia é “preocupante”, pelo que muita gente decidiu abraçar a referida campanha, assim como algumas instituições, nomeadamente o Instituto do Desporto e Juventude, o Instituto Nacional de Saúde Pública e o Serviço Nacional de Protecção Civil.
“A Câmara Municipal da Praia e a Emprofac [empresa ligada à comercialização de produtos farmacêuticos] também já manifestaram a sua disponibilidade”, confirmou Gerson Pereira que garantiu que os partidos políticos foram igualmente contactados, mas até ao momento a Rede não obteve nenhum feedback.
A campanha decorre durante três meses e, depois deste período, espera que os resultados sejam “positivos” e que se consiga “conter a situação” da disseminação do vírus e o País volte à situação de normalidade.
Inforpress/Fim
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv