
Terça-feira, 28 de Março, 2023
A festa dos dez anos de existência da Rádio Comunitária dos Espargos teve lugar na piscina da Academia de Académico do Sal, com muita música e animação, observando todas as medidas de prevenção e combate contra a covid-19.
Na ocasião, José Carlos dos Santos manifestou a sua satisfação por fazer parte dessa história, “a crescer com a comunidade”.
“Foram anos de muito trabalho. Neste dia tão especial para a rádio comunitária dos Espargos, quero manifestar a minha satisfação por fazer parte dessa história, junto de todos os colaboradores e parceiros que ajudaram a rádio comunitária a crescer”, manifestou.
Segundo o responsável, durante estes 10 anos, a rádio esteve focada no ouvinte, levando “boa” música, animação, informação e formação ao rádio ouvinte, e por esta ocasião quis também atribuir uma menção honrosa e um troféu de parceiro de excelência às pessoas e entidades que ajudaram de “forma desinteressada” no crescimento da emissora comunitária.
Retrocedendo no tempo, José Carlos Santos conta que a Rádio Comunitária de Espargos foi desenvolvida e financiada no âmbito do Projecto So.Pro.Sal “Programa Social de Realojamento do Município do Sal”, co-financiada pela Comissão Europeia, ONG África 70 e Câmara Municipal do Sal (CMS), tendo iniciado a sua emissão no 17 dia de Maio de 2011, em frequência moderada de 88.1 MHz sob a responsabilidade/supervisão da Associação Sal Apoiada.
“Foi com muita expectativa que a comunidade local acompanhou e ouviu a primeira emissão experimental da RCE, com uma curta grelha de programação de músicas, jingles e informações acerca da rádio comunitária”, recordou.
“Hoje, a rádio comunitária é uma ferramenta específica para o fortalecimento das comunidades, de desenvolvimento e mudança social, tendo como objectivo fornecer entretenimento e informação à população”, observou.
Atendendo a várias solicitações de jovens e membros de associações locais, José Carlos Santos explicou que a RCE estendeu a sua grelha de programação com programas diversificados, consentindo o gosto musical da comunidade, introduzindo informação e conscientização, com spots, entrevistas, e programas.
“Estimulando a boa vontade dos seus colaboradores, que primam cada vez mais para uma programação de qualidade, de forma a transmitir mais informação, educação, conscientização e entretenimento no seio da população”, manifestou, referindo que a RCE conta com uma equipa “forte e dinâmica”, composta, actualmente, por dez voluntários/colaboradores e três colaboradores do núcleo, staff fixo.
José Carlos dos Santos concluiu, salientando, que ao longo desses 10 anos, a audiência da RCE vem aumentado a cada dia na comunidade, a um “ritmo acelerado”, e bom seria ter um núcleo fixo de cinco colaboradores para permitir uma grelha de programação mais diversificada.
Inforpress/Fim
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv