
Segunda-feira, 6 de Fevereiro, 2023
O Dia Mundial da Higiene das Mãos, assinalado anualmente a 5 de Maio, foi criado pela Organização Mundial da Saúde para chamar a atenção das pessoas sobre a importância da higienização das mãos.
E, num contexto como este, isto é de pandemia, provocada pela covid-19, a maioria das pessoas abordada pela Inforpress entende que se a humanidade inteira não tenha tido esta convicção da importância da lavagem das mãos, com a incidência da covid-19, à escala mundial, agora impõe a esse dever e obrigação.
Eloisa, Artur Silva e outros, analisam que as mãos são uma das partes do corpo mais expostas ao contágio do vírus, à sujidade, reiterando que um acto tão simples e corriqueiro de higienização das mãos se tornou uma das “maiores armas” contra a pandemia que assola o País e o mundo.
Nesta medida, observam que a lavagem das mãos deve não só fazer parte da nossa cultura, como também da higienização quotidiana, porque é um meio que pode contaminar todo o corpo.
Na ilha do Sal, a efeméride passou em branco, sem que as escolas tenham desenvolvido alguma actividade em específico para marcar a data, tendo em conta o contexto da pandemia.
Contudo, a delegada da Educação local, Márcia Graça, explicou em declarações à Inforpress que as actividades alusivas ao dia poderão vir a ser desenvolvidas nos próximos dias, asseverando, entretanto, que actualmente a lavagem das mãos é uma acção recorrente na escola.
Por outro lado, de acordo com um documento, o simples e rápido acto de lavar as mãos com sabão impede em 40% a incidência de infecções tais como a diarreia, gripe, resfriado, erupções e doenças de pele, dores de garganta, infecções no ouvido e estômago, uma vez que muitos fungos e germes se acumulam nas mãos e são facilmente transmitidos a outras pessoas.
Neste dia Mundial da Higiene das Mãos convidam-se todas as unidades de saúde a promoverem a lavagem das mãos, também os profissionais que trabalham com alimentos são igualmente incentivados a tomarem medidas mais seguras e higiénicas.
Ficam algumas dicas para quando lavar as mãos: antes de mexer em alimentos, depois de mexer em resíduos, depois de ir à casa de banho, de assoar o nariz, espirrar ou tossir, após mudar fraldas, tocar em feridas ou doentes, após fazer festas a animais, entre outras circunstâncias.
Informações sanitárias apontam que uma correcta lavagem de mãos é feita com sabonete, abrangendo diversas zonas das mãos durante um minuto.
Entretanto, uns e outros ponderam o facto de algumas famílias verem-se ainda privadas do uso de água potável, não só para beber ou lavar as mãos, mas também para a higienização da casa e do corpo.
Inforpress/Fim
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv