Sal: Trinta e dois xadrezistas disputam fase regional da Taça de Cabo Verde

Trinta e dois xadrezistas, na ilha do Sal, estão a disputar o título local na fase regional da Taça de Cabo Verde em xadrez, competição promovida pela Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX).

Mesmo no contexto da pandemia provocada pela covid-19, a disputa do campeonato de xadrez segue em cinco regiões, que se inscreveram para a fase regional da competição, sendo o Sal a ilha com maior número de participantes.


A competição em fase de eliminatória decorre desde sábado, 24, no Clube da ASA, com observância às regras sanitárias de prevenção ao novo coronavírus.


Competem entre si 13 atletas da Escola Básica e Secundária Olavo Moniz (EBSOM), seis do escalão feminino, três veteranos e os restantes da classe sénior.


A fase regional do Sal da Taça de Cabo Verde em xadrez já conta com o apuramento de oito jogadores para os quartos de final, cujos jogos terão lugar na tarde de hoje, para serem retomados quinta e sexta-feira com as meias-finais, depois da pausa de quarta-feira, 28.


As finais acontecem no domingo, dia em que serão conhecidos os dois xadrezistas que irão representar a ilha na disputa do título nacional, a acontecer na Ribeira Grande, Santo Antão.


Segundo Carlos Soares, da equipa de arbitragem, os jogos estão a decorrer num ambiente de “muita competitividade”, pelo que a ilha do Sal estará “muito bem representada” na fase nacional que determinará o campeão, cuja final está prevista para o dia 02 de Maio.


O xadrez é um desporto também considerado uma arte e uma ciência e pode ser classificado como um jogo de tabuleiro de natureza recreativa ou competitiva para dois jogadores.

 

Inforpress/Fim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Pode gostar também

Deixe um comentário

Follow Us