Santa Catarina: Greve dos profissionais de várias áreas da câmara com adesão de 80 por cento

Os profissionais de várias da câmara de Santa Catarina, interior de Santiago, iniciaram hoje uma greve de três dias com uma adesão de 80 por cento (%), avançou à Inforpress fonte sindical.

Segundo o vice-presidente do Sindicato da Indústria, Serviços, Comércio, Agricultura e Pesca (SISCAP), Francisco Cardoso, neste momento a greve registou uma adesão de 80% dos trabalhadores, mormente os profissionais do saneamento, fiscais, técnicos, guardas nocturno e diurno, e pessoal de apoio operacional, e disse esperar que terça e quarta-feira venha a aumentar.


A adesão à greve, segundo este sindicalista, demonstra o “sofrimento” desses trabalhadores, que, sustentou, decidiram perder três dias de trabalho para exigirem os seus direitos.


Para ele, o facto de a edilidade recorrer à “requisição civil” para colocar pessoas sem vínculo laboral para recolher o lixo, demonstra, que a mesma “discrimina e não respeita” os trabalhadores em greve, considerando tal decisão “ilegal”.


Francisco Cardoso e os trabalhadores que acusaram a presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro, de falta de diálogo, pediram-na para mudar de atitude e para cumprir com o compromisso acordado sob mediação da Direcção-geral de Trabalho desde 2020.


De entre as reivindicações, constam ainda a implementação dos subsídios de risco e de turno, e nocturno para os trabalhadores que tiverem direito ao subsídio, progressões de todos os funcionários, tendo como tempo de permanência na carreira os quatro anos de permanência na categoria, promoção e reclassificação e não envio dos descontos das quotas sindicais dos trabalhadores.


Os grevistas vão concentrar-se hoje e esta terça-feira à frente dos Paços do Concelho e quarta-feira vão percorrer as principais artérias da cidade de Assomada.


Na ocasião, o dirigente sindical adiantou que no final dos três dias de greve que o SISCAP vai reunir com os trabalhadores para definir a nova forma de luta.

 

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest