Santiago Norte: PN destaca 179 efectivos para garantir segurança dos cidadãos e candidatos nas Legislativas 2021

Santiago Norte: PN destaca 179 efectivos para garantir segurança dos cidadãos e candidatos nas Legislativas 2021

O Comando Regional da Polícia Nacional de Santiago Norte, composto por seis esquadras, tem em curso desde esta quinta-feira, 01, a operação conjunta para as eleições legislativas, 179 agentes nas ruas para garantir segurança dos cidadãos e candidatos.

O plano de segurança elaborado para as eleições legislativas, que culmina a 25 de Abril, segundo explicou em conferência de imprensa, em Assomada, Santa Catarina, o porta-voz da Polícia Nacional (PN), Danielson Baessa, vai abarcar os sectores da ordem pública, rodoviário, marítimo e fiscal, e ainda vai dar uma “atenção especial” à prevenção da propagação do novo coronavírus.

Os 179 agentes de todas as seis esquadras (Santa Catarina, São Salvador do Mundo, São Lourenço dos Órgãos, Santa Cruz, São Miguel e Tarrafal), segundo o também comandante da Esquadra Policial do Tarrafal, vão “actuar com isenção e imparcialidade” conforme dita as normas, e ainda vão estar em estreita colaboração com a Comissão Nacional de Eleições (CNE).

 

Além da segurança do processo eleitoral, que vai desde a protecção dos candidatos, cobertura nos desfiles, encontros, comícios, entre outros, assegurou que a PN vai continuar as suas acções em concertação com o Ministério Público no que diz respeito à prevenção, investigação e combate a todo e qualquer acto criminoso.

 

Prevê-se a fiscalização do uso da máscaras, distanciamento social e higienização durante as actividades políticas a serem realizadas durante o período eleitoral.

 

Nesse sentido, Baessa apelou à colaboração de toda a população para que tudo possa decorrer “na maior tranquilidade e serenidade”.

 

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

 

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

 

 As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

 

Inforpress/Fim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest