Santiago Sul: Cinco atletas já qualificados para campeonato nacional previsto para a ilha do Sal

Euclides Júnior, Edena Lima, Michalea Rodrigues, Adilson Cardoso e Paulo Cardoso são os atletas da região de Santiago Sul que já estão qualificados para o campeonato nacional do atletismo a ter lugar em Setembro, na ilha do Sal.

Esses atletas foram os vencedores das provas do “Trial Santiago Sul” realizado hoje pela Associação Santiago Sul de Atletismo (ASSA), no Campo da Adega, na Cidade da Praia, para a escolha dos representantes Santiago Sul, para o campeonato nacional de atletismo.
Euclides Júnior e Edena Lima foram atletas únicos nas provas de 1.500 e 3.000 metros masculinos e femininos, respectivamente, e tiveram passagem direta.

Michaela Rodrigues e Adilson Cardoso venceram as provas de 100 e 200 metros masculino e feminino, respectivamente, e Paulo Cardoso foi o vencedor da prova de 400 metros masculino.

Segundo o presidente da ASSA, Nuno Ribeiro, para este trail, que foi realizado em alternativa ao campeonato regional, tendo em conta o adiantado da hora da comunicação da data do campeonato nacional, foi definido um regulamento em que os vencedores de cada modalidade conseguem apuramento automático.

“Sequentemente os segundos lugares dos 100 metros, velocidade e meio e fundo ganham direito às vagas, numa quota de 12 atletas que temos disponíveis”, explicou.

Durante o trail não foi realizada a prova dos 800 metros e Nuno Ribeiro adiantou que há uma equipa técnica constituída e que vai decidir em quais das modalidades há mais potencialidades para participar, devendo esse corpo técnico trabalhar directamente os atletas na preparação até à data do campeonato nacional.

“Não vai ser uma participação do atleta. Vai ser a participação da equipa de Santiago Sul e essa equipa técnica vai definir as categorias onde temos maiores potencialidades”, acrescentou.

Nuno Ribeiro destacou o desafio que foi a realização do trail, num curto espaço de tempo, e destacou também a participação dos atletas, que na sua perspectiva acaba por demonstrar que o atletismo na região de Santiago Sul está activo, depois de um grande período de paragem devido à pandemia.

Euclides Júnior, que é tricampeão de Santiago Sul, na categoria dos 1500 metros, declarou-se preparado para uma boa prestação no nacional, isto apesar de não ter tido adversário nas provas de hoje.

“Apesar da falta de provas eu sempre estive a correr me sinto preparado”, disse lamentando o número reduzido de atletas, apesar de considerar que o país tem boas infra-estruturas para prática do atletismo.

O mesmo sentimento tem Michaela Rodrigues que promete dar o seu máximo para subir o podium e oficializar a sua melhoria em termos de tempo, no nacional.
O campeonato nacional de atletismo está marcado para meados de Setembro na ilha do Sal.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Pode gostar também

Deixe um comentário

Follow Us