Santo Antão: Fase regional da taça de Cabo Verde em xadrez arrancou sexta-feira na Ribeira Grande

Presidente da Associação de Xadrez de Santo Antão

Santo Antão: Fase regional da taça de Cabo Verde em xadrez arrancou sexta-feira na Ribeira Grande

A fase regional da Taça de Cabo Verde em xadrez arrancou esta sexta-feira, 23, até ao dia 02 de Maio, na sede do Rosariense, na cidade da Ribeira Grande, Santo Antão, organizada pela associação local da modalidade.


Nesta competição regional, organizada em parceria com a Câmara Municipal da Ribeira Grande (CMRG) e com a Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX), participam 13 xadrezistas dos concelhos da Ribeira Grande e do Paul que vão disputar a partir de ontem, a primeira fase regional em Santo Antão


O presidente da Associação de Xadrez de Santo Antão, Arlindo Rodrigues, disse à Inforpress que o propósito é estimular e massificar a prática do xadrez, reintroduzindo a prática dessa modalidade na ilha de Santo Antão.


“Queremos estimular o jogo do xadrez em Santo Antão, porque devido a situação pandémica que estamos a viver no país este desporto estava em baixa na ilha”, explicou Arlindo Rodrigues.


A mesma fonte afiançou que não será permitida a presença de muitos assistentes no evento, mas garantiu que, futuramente, quando a situação da covid-19 estiver controlada, o evento será alargado a toda a ilha.


Por sua vez o vereador do desporto da CMRG, Paulo Rodrigues, disse estar muito satisfeito porque o xadrez sempre teve uma certa dinâmica no concelho.


“Agora estamos a retomar esta dinâmica porque há grandes jogadores e também queremos promover a criação de escolas de iniciação com uma política mais alargada aos clubes federados para criar escolas de xadrez na ilha”, frisou o autarca.


Inforpress/ Fim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Pode gostar também

Deixe um comentário

Follow Us