- Economia, Inforpress, Notícias
- Maio 2, 2021
- 9:34 am
Santo Antão: Mais três milhões de metros cúbicos de água produzidos por Águas do Porto Novo em quase 15 anos

Esses dados foram divulgados esta sexta-feira pela APN, no quadro da Assembleia-geral desta empresa de produção de água dessalinizada, que celebrou este feito.
A APN, que dispõe de unidade de dessalinização da água do mar, por via osmose inversa, resultou de uma parceria público-privada, envolvendo o Estado de Cabo Verde, a Câmara Municipal do Porto Novo e a empresa Águas de Ponta Preta, na ilha do Sal.
A dessalinizadora, com uma capacidade de produção de mil metros cúbicos/dia, resultou de um investimento de 240 milhões de escudos para uma infra-estrutura, que inclui ainda uma central eléctrica autónoma, uma estação de elevação para o tanque municipal de distribuição e uma capacidade de armazenagem de dois mil metros cúbicos.
Em Fevereiro, esta sociedade operacionalizou uma central fotovoltaica de 55 kWp de potência, que permitiu a redução dos custos de produção de água dessalinizada, neste município, consumida por cerca de dez mil pessoas.
Além da central fotovoltaica, a APN procedeu ainda à inauguração de um posto de transformação de 250 KVA para a aquisição de electricidade através da rede pública de média tensão, projectos à volta de 16 mil contos, que possibilitaram à empresa reduzir os custos de produção e, consequentemente, as tarifas em torno de 05 por cento (%).
Inforpress/Fim