
Terça-feira, 30 de Maio, 2023
Os produtores agrícolas Santo Antão têm vindo a defender a “brevidade” na construção do novo centro de expurgo desta ilha para poderem exportar os excedentes para o mercado turístico nacional.
O atual centro de expurgo, construído em 2010, não tem sido utilizado pelos agricultores, que têm estado a pedir o novo centro de inspeção anunciado em Julho de 2022, quando a Empresa da Administração dos Portos (Enapor) e o Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) assinou um protocolo para viabilizar o novo centro de inspeção.
Os produtores agrícolas dizem esperar que a infraestrutura seja construída com “brevidade” tendo em conta a necessidade de escoar os produtos para as ilhas turísticas.
Porém, o novo centro de expurgo só estará pronto em 2024, tendo sido lá lançado, pela Enapor num concurso público, para a sua construção, que será de 12 meses, a partir da data da consignação das obras.
Conforme o protocolo assinado entre a Enapor e o MAA, o novo centro de expurgo da ilha de Santo Antão representa um investimento à volta de 100 mil contos e será construído na zona portuária da cidade do Porto Novo.
Os agricultores dizem acreditar que o novo centro trará “muitas vantagens” aos produtores, desde logo, o fato de ficar situado no “ponto de saída” desta ilha (porto), ficando a infraestrutura “acessível” a classe.
O atual centro de inspeção, construído em 2010 nos arredores da cidade do Porto Novo tem sido subutilizado por alegada “má localização”, terá “outro uso”, mas sempre ligado ao sector agropecuário, segundo garantias do MAA.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv